Covid-19

Governo do Amapá decide manter vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades

Contrariando orientação, prefeitura da capital diz que seguirá sem vacinar os jovens

Nesta sexta-feira, 17, o governador do Amapá, Waldez Góes, anunciou que o Estado manterá a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.

Em reunião técnica com os agentes em saúde o governador decidiu que, com base em notas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Organização Mundial de Saúde (OMS) e conselhos nacionais das secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem que a vacinação dos adolescentes é segura, o Amapá continuará a imunização.

A decisão foi tomada após o Ministério da Saúde (MS) orientar estados e municípios a suspender a vacinação deste público, alegando que adolescentes sem comorbidades apresentam sintomas leves ou são assintomáticos.

Estado já vacinou 35.900 jovens entre 12 e 17 anos

No entanto, para o governador o estado tem vacinas suficientes para continuar a imunização desse grupo. “Estamos garantindo vacinas suficientes para este público. E hoje, através da pactuação, autorizamos que os 16 municípios mantenham o esquema vacinal dos adolescentes”, asseverou o governador do Estado, Waldez Góes.

Porém, na capital Macapá, mesmo com a orientação da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) para que todos os municípios continuem a vacinação dos adolescentes, a prefeitura disse que irá seguir o ministério e manter suspensa a vacinação dos jovens sem comorbidades.

Em nota a Prefeitura disse que irá aguardar orientação do Programa Nacional de Imunização (PNI) em relação ao encerramento do esquema vacinal dos adolescentes que já tomaram a 1ª dose da vacina. Dados do Ministério da Saúde mostram que 35.900 pessoas entre 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose do imunizante no Amapá.

Superintendente da SVS diz que vacinação é segura e única forma de vencer a pandemia
Foto: Celiane Freitas

Segundo a SVS até agora não houve nenhum relato de eventos adversos ou reação severa à vacina no Estado para o público de 12 a 17 anos. “A decisão do Governo do Estado é baseada em orientações técnicas e científicas de órgãos nacionais e internacionais de saúde. Portanto, recomendamos às famílias que levem seus filhos adolescentes para tomar a vacina, que é a principal ferramenta para vencermos a pandemia”, comentou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Hoje o Estado recebeu mais um lote com 31.590 doses da Pfizer, que é utilizada na imunização dos adolescentes. De acordo com a SVS até sábado (18), 28.950 doses serão entregues a todos os municípios.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo