Governo do Amapá entra com ação contra vereador de Macapá por divulgação de “fake news”
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) ajuizou uma ação na Justiça contra o vereador de Macapá, Caetano Bentes, por divulgação de “fake news” relacionadas a distribuição de vacinas na capital amapaense. Em suas redes sociais, o parlamentar afirmou que a vacinação em Macapá estaria prejudicada por conta do não repasse de doses do imunizante por parte do Governo do Amapá.
No dia em que o vereador fez a declaração, o superintendente da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Dorinaldo Malafaia, esclareceu que o governo tem feito a distribuição de vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde, como também de seringas e agulhas para os procedimentos. Para o gestor, a propagação de fake news é um desserviço para o enfrentamento da Covid-19.
“Todas as vacinas recebidas pelo Plano Nacional de Imunização [PNI] foram distribuídas, inclusive, dentro do prazo de 24 horas, sendo em Macapá e nos demais municípios. Ou o vereador estava mal instruído ou lançou fake news de forma orquestrada”, frisou Dorinaldo.
Em novo vídeo, Caetano afirma que tem como provar as informações que foram ditas e que está sendo atacado por estar cumprindo o papel de fiscalizar e cobrar das autoridades que façam aquilo que é de sua competência. A Superintendência de Vigilância em Saúde é o órgão do Estado responsável por receber e distribuir as vacinas aos 16 municípios do Amapá.