CulturaSegurança

Governo do Amapá garante reforço na segurança pública com mais de 150 agentes durante os dias do ‘Arraiá do Povo’

Para garantir a segurança e tranquilidade de quem vai prestigiar o “Arraiá do Povo 2024”, que começa nesta sexta-feira, 21, na Cidade Junina, que está sendo construída, pela primeira vez, no Parque de Exposições da Fazendinha, o Governo do Amapá montou um esquema de segurança que vai contar com mais de 150 agentes públicos em cada dia do evento. Na abertura e no dia 27 de junho, quando haverá shows nacionais, o efetivo será dobrado.

“Por dia, serão mais de 150 homens e mulheres garantindo a segurança da população. Nossa perspectiva é que na abertura do evento e no dia 27, Dia do Quadrilheiro, que haverá atrações nacionais e a concentração de público será maior, esse efetivo será dobrado e teremos mais de 300 agentes em campo”, garantiu o secretário adjunto de Segurança Pública, Marko Scaliso.

O secretário alerta que, uma das medidas de segurança que será adotada durante o evento é a proibição da entrada de bebidas em garrafas de vidro.

“Pedimos a colaboração e a conscientização da população para que não levem nada em garrafa de vidro. Importante informar ainda que, o efetivo empregado no Arraiá do Povo não irá comprometer o policiamento ordinário na cidade e que a Operação Protetor também estará ativada. A segurança está preparada, a população que vai prestigiar as quadrilhas juninas, podem ir com maior tranquilidade”, explicou o gestor.

Durante os 12 dias de festança, os profissionais, coordenados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) estarão atuando da seguinte forma:

Monitoramento e policiamento

A Polícia Militar (PM) estará empenhada com 72 policiais por dia de evento, com apoio de 6 viaturas que farão rondas em todo o perímetro do Parque de Exposições e adjacências, com monitoramento e policiamento preventivo e ostensivo.

Primeiros socorros

O efetivo de 36 militares por dia, do Corpo de Bombeiros irá atuar com atendimento pré-hospitalar garantindo os primeiros socorros às pessoas que, por ventura, passem mal ou se machuquem durante o evento. Os agentes também farão o deslocamento para unidades hospitalares em ambulância, caso alguém necessite de atendimento de média e alta complexidade.

O CBM terá três viaturas exclusivas para o evento. Uma ambulância e, ainda dois veículos tipo pick up sendo responsáveis pela vistoria contra incêndio e pânico e atendimento geral do público.

Registros de ocorrências

As Centrais de Flagrantes da Polícia Civil terão reforço no efetivo, o que irá dar melhor fluxo para os registros de boletins de ocorrências e para as lavraturas de procedimentos dos flagrantes. Além disso, haverá profissionais de inteligência contribuindo com a segurança periférica da festa popular.

A 10ª Delegacia de Polícia da Capital, que está funcionando nas dependências do Parque de Exposições da Fazendinha, funcionará 24 horas para atendimento ao cidadão.

Arraiá do Povo

Foram investidos mais de R$ 5 milhões para a realização do evento, organizado pelas Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), com recursos do Tesouro Estadual e de emendas parlamentares articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

A tradição, que chegou ao estado há mais de 80 anos, é um dos festejos mais celebrados pelos amapaenses. A Cidade Junina está sendo montada exclusivamente para receber 56 grupos, que participam dos campeonatos municipal e estadual, totalizando mais de 80 apresentações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo