Saúde

Governo do Amapá propõe criação de fluxo para atendimento de pacientes na fronteira entre Brasil e França

Proposta foi apresentada durante a 12ª reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça.

O Governo do Amapá busca ampliar as cooperações com a Guiana Francesa. No setor da saúde, uma das propostas apresentadas na 12ª reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França (CMT) foi estabelecer um fluxo de atendimento de pacientes de média e alta complexidade nas unidades de saúde de Caiena, Saint Georges e Oiapoque. 

Atualmente, unidades de saúde de Saint Georges e de Caiena recebem pacientes brasileiros em casos de emergências, mas questões relacionadas à travessia das ambulâncias pela Ponte Binacional Franco-Brasileira de forma rápida e sem impedimentos diplomáticos ainda precisam ser discutidas. A gestora da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), Silvana Vedovelli, explicou que definir os termos de pactuação e o fluxo, com as responsabilidades de cada lado da fronteira, é essencial para tornar o atendimento mais fluido e operante.

“A proposta busca facilitar os trabalhos de ambos os lados da fronteira e focar no melhor atendimento e tratamento dos pacientes”, pontuou a secretária.

Silvana também garantiu a continuação de ações transfronteiriças entre Saint Georges e Oiapoque para levar atendimento em saúde para brasileiros e guianenses. 

Desde 2017 o Governo Federal promulgou decreto de cooperação transfronteiriça em casos de emergência entre França e Brasil, acordado ainda em 2012.

Comissão Transfronteiriça

A Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França debate demandas em diversos eixos, como saúde, educação, meio ambiente, cultura, relações comerciais e diplomáticas. O encontro marcou a reaproximação entre os dois lados, tendo como um dos principais temas as propostas de mudanças nas regras de visto para brasileiros, especialmente amapaenses, circularem no território francês. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo