Grupo Projeto musicoterapia visita pacientes do HE Iniciativa contribui para o bem-estar de pacientes e acompanhantes
Os voluntários do grupo Projeto Musicoterapia voltaram ao Anexo do Hospital de Emergência Dr. Oswaldo Cruz (HE) nesta quarta-feira, 24, para proporcionar a pacientes, acompanhantes e colaboradores mais um dia de música, alegria e descontração. A iniciativa faz diferença na rotina dos usuários, proporcionando a melhora do humor, a regulação da respiração e pressão sanguínea, entre outros benefícios.
De acordo com o presidente da Comissão de Humanização do HE, Adriano Prata, a hospitalização tende a deixar o paciente ansioso. “A música contribui para promover o bem-estar do paciente, diminuindo a tensão, ansiedade e amenizando a dor. Além disso, torna o ambiente mais humanizado”, disse.
Adriano destaca que a humanização no cuidado com a saúde é fundamental para promover a recuperação física e emocional dos pacientes. “Nós nos preocupamos com os desejos e as necessidades do paciente para que ele seja atendido em sua totalidade. O cuidado acontece por meio de ações integradas de uma equipe de saúde. Não só tratamos a doença, mas cuidamos do amor de alguém”, afirmou.
Segundo o presidente da Comissão de Humanização, o HE enxerga o paciente como um indivíduo biopsicossocial, uma abordagem multidisciplinar que compreende as dimensões biológica, psicológica e social do usuário. Com as atividades de humanização criamos, criando um ambiente acolhedor, respeitoso e empático na unidade, que ajuda a fortalecer a adesão ao tratamento”, conclui.
O Grupo Projeto Musicoterapia surgiu em 2017 com um grupo de três amigos que resolveram visitar e levar música para unidades de saúde, escolas e abrigos.