HE amplia serviços com gestão de leitos; Medida permite melhor atenção aos pacientes e resposta em tratamentos
A Área de Expansão do Hospital de Emergência de Macapá (HE) iniciou um processo de gestão de leitos constante para permitir que um maior número de pacientes sejam atendidos na unidade com rapidez e solução de seus problemas.
De acordo com a gerente assistencial Analu Alves a constante aplicação de conceitos de gestão de leitos é uma alternativa para fazer girar vagas e garantir acesso a mais pacientes que necessitam de internação.
“Reunimos equipes médica e multidisciplinar com frequência quase que diária para avaliação dos casos e para assegurar uma racionalização das vagas de internação”, explica. Atualmente o Anexo do HE está com ocupação completa de seus 86 leitos ativos, em enfermarias separadas entre homens e mulheres com espaço racionalizado e conforto para todos os ocupantes.
“Nossos pacientes ficam em camas hospitalares elétricas, têm banheiros isolados em cada enfermaria e camas auxiliares para acompanhantes. Mesmo assim precisamos gerir a ocupação de forma eficiente e permitir que o tratamento surta efeito para garantir acesso a outros”, comenta Analu Alves.
A capacidade operacional e a disponibilidade de recursos são fundamentos que as unidades de saúde precisam gerir de forma eficiente para evitar superlotação e redução na qualidade dos serviços. Analu explica que uma atenção redobrada e diária para a gestão de leitos garante maior eficiência.
“Isso se reverte em maior eficiência no tratamento e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde. Discutimos tempo de permanência dos pacientes internados, pendências dos pacientes e suas possíveis resoluções”, finaliza.