Brasil

HE capacita profissionais para testes de IST


Núcleo de Vigilância Epidemiológica treinou profissionais da assistência para realizar coleta de material de pacientes e colaboradores para exames. Diagnóstico precoce é o principal objetivo
O Anexo do Hospital de Emergência de Macapá Dr. Oswaldo Cruz (HE) promoveu nessa terça e quarta-feira duas capacitações para profissionais da assistência sobre coleta de material para exames de sangue de Infecções Sexualmente Transmissíveis. O treinamento foi feito por uma equipe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Estado do Amapá.
De acordo com a diretora geral do HE, Mara Helena Jardim o objetivo é ampliar o leque de especializações da equipe assistencial para oferecer mais serviços para os pacientes. “É importante termos domínio pleno sobre técnicas de abordagem de coleta de material viando diagnóstico precoce de doenças”, explica.
Enfermeiros, técnicos de enfermagem e biomédicos foram capacitados para realizar os testes rápidos e aumentar a eficiência dos diagnósticos. Sanny Corrêa, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, acompanhou todo o processo de capacitação e comemora a adesão. “O constante aprimoramento das equipes é fundamental para a entrega de um serviço de excelência”, frisa.
A gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Estado do Amapá, Anna Byatriz Melo Costa, esteve no treinamento e comentou sobre o objetivo de levar esses treinamentos para as unidades. “O HE é porta de entrada para pacientes emergenciais e é de grande importância capacitar os profissionais envolvidos na execução e na gestão da testagem rápida de doenças como HIV, sífilis e as hepatites B e C. Para qualidade do uso adequado desses fluxogramas. Todos os protocolos são do Ministério da Saúde e serão ofertados para todos os pacientes que procurarem o atendimento emergencial do Hospital de Emergência”.
Anna Byatriz ressaltou ainda a importância do diagnóstico precoce de várias dessas doenças. “Isso garante a qualidade de vida desses pacientes e isso se reflete também na qualidade de serviço de saúde para o Estado do Amapá”.
A diretora Mara Helena Jardim frisa que esse processo de qualificação é constante e faz parte da estratégia da gestão da unidade para uma entrega de serviço de saúde de qualidade. “Nossa meta é prestar um serviço de saúde cada vez mais de excelência e com máxima humanização”, finaliza.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo