HE comemora os 33 anos do SUS
Maior plano de saúde do mundo tem valores ressaltados por unidade de saúde junto a colaboradores, pacientes e acompanhantes
Uma ação educativa acontecida no Hospital de Emergência Oswaldo Cruz de Macapá (HE) buscou aumentar o conhecimento e a importância do Sistema Único de Saúde do Brasil junto a colaboradores, pacientes e acompanhantes. A ação aconteceu na manhã do dia 19 de setembro e serviu para mostrar de forma didática e alegre a importância do SUS.
“Buscamos mostrar para nossa comunidade interna que envolve pacientes, acompanhantes e colaboradores diretos e indiretos o quanto o SUS é importante para a população brasileira e como somos uma nação privilegiada por termos um serviço de saúde de natureza universal como esse”, comentou a diretora geral do HE, Mara Helena Jardim.
Antes do advento do SUS, criado pela Constituição Federal de 1988 só podia acessar a saúde pública quem fosse contribuinte da Previdência Social. A lei regulamentou a saúde pública, igualitária e universal para todos os cidadãos residentes em solo brasileiro. De acordo com esta lei, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover condições para o alcance desse direito.
Durante a blitz foi explicado que antes da criação do SUS só quem era contribuinte podia acessar, mas com a criação do sistema universal ficou instituída a integralidade do acesso e a participação da sociedade na distribuição, execução e fiscalização dos recursos.
“Agora os cidadãos tem vez e voz no SUS, o que aumenta até mesmo a sensação de cidadania”, finaliza Mara Helena.