Saúde

HE promove ação educativa sobre os cuidados pós-alta

Ação desperta e incentiva o cuidado em casa para que não voltem à hospitalização.

O Anexo do Hospital de Emergência de Macapá Dr. Oswaldo Cruz (HE) realizou uma ação educativa com os pacientes e acompanhantes com recomendações após o período de internação. A atividade, intitulada “TÔ DE ALTA, E AGORA?, teve intuito de conscientizar que a alta médica é o momento em que se entende que o paciente se encontra em condições de voltar para casa e dar continuidade ao tratamento, de acordo com as recomendações repassadas pelos profissionais.

O coordenador de experiência do paciente do HE, Adriano Prata, explica que embora o momento da alta seja o mais aguardado, é importante o paciente ficar atento a diversos cuidados, como: alimentação, hidratação, descanso, higiene, troca de curativos, administração de medicamentos, entre outros.

“Diariamente nossos pacientes recebem visita médica, de enfermeiros, de técnicos de enfermagem, além de nutricionista, fisioterapeuta, entre outros profissionais. A alta médica não significa o fim de toda essa atenção. É importante que os familiares também estejam atentos para colaborar com esse momento de recuperação em casa, lembrando de um medicamento que precisa ser ingerido na hora certa, auxiliando na diminuição do consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar, incentivando  a ingestão de água e a realização de atividades para evitar o sedentarismo, respeitando sempre as condições de cada paciente” afirmou.

Segundo a psicóloga Mayara Fernandes, o “TÔ DE ALTA, E AGORA?” mostrou-se muito importante para orientação e conscientização dos pacientes e familiares para os devidos cuidados após a alta hospitalar. “A ação despertou e incentivou o cuidado em casa para que não voltem à hospitalização devido a falta destes cuidados necessários”, ressaltou.

Cartilha foi entregue para pacientes e acompanhantes

Durante a ação, foi entregue para pacientes e acompanhantes uma cartilha para pacientes e acompanhantes com recomendações pós-alta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo