HE realiza atividades de arteterapia com pacientes
Procedimento terapêutico que é utilizado para trabalhar os bloqueios de comunicação e sentimentos, que contribui com a qualidade de vida do paciente
Com o intuito de humanizar o atendimento e proporcionar um momento de distração para os pacientes internados, a equipe de psicologia do Hospital de Emergência Oswaldo Cruz (HE) realiza atividades alternativas como: pintura de desenhos e leitura.
De acordo com a Responsável Técnica (RT) pelo serviço de psicologia do HE, Marlucia Milhomem, a arteterapia é um poderoso canal de expressão da subjetividade humana, que utiliza a arte para explorar a criatividade, expressão e autoconhecimento. “É um procedimento terapêutico que é utilizado para trabalhar os bloqueios de comunicação e sentimentos, que contribui com a qualidade de vida do paciente”, disse.
A profissional explica que esse tipo de terapia é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por proporcionar diversos benefícios e promover a qualidade de vida. “A Ferramenta promove o autoconhecimento e a reflexão sobre si próprio, ajuda na expressão e comunicação de sentimentos, explora a imaginação e criatividade, diminui estresse e ansiedade, eleva a autoestima e ainda contribui para a concentração, atenção e memória”, afirmou.
Para a gerente assistencial do HE, Analu Alves, as atividades alternativas são uma forma de humanizar e individualizar o tratamento. “O cuidado centrado no paciente é foco da unidade, tendo como principal preocupação a qualidade do serviço e proporcionar, além disso, uma melhor experiência ao paciente durante o período de hospitalização”, frisou.
Os pacientes aprovam a iniciativa. Diego Alfáia de Freitas, de 27 anos, está internado na unidade desde o dia 3 de dezembro e realizou a atividade de arteterapia como psicólogo Ericles Irving. Ele relata que deseja inspirar outras pessoas a ocuparem o tempo com pinturas e leituras. “A atividade está me fazendo bem neste período em que estou internado”, concluiu.