Amapá

HE realiza blitz de incentivo à doação de sangue

O Anexo de Internação do Hospital de Emergências de Macapá Dr. Oswaldo Cruz (HE) preparou uma blitz educativa nesta terça-feira, 28. Profissionais da Comissão de Humanização fizeram uma campanha de incentivo à doação de sangue para os pacientes nas enfermarias e colaboradores. A iniciativa tem como objetivo a conscientização do público sobre a importância do ato de solidariedade, além de mobilizar novas doações para aumentar os estoques de sangue.

A equipe da Comissão de Humanização abordou sobre a importância da ação e os critérios para se tornar um doador de sangue e de medula óssea. Além disso, tiraram as dúvidas e realizaram dinâmicas com os participantes.

O presidente da Comissão de Humanização, Adriano Prata, destaca que doar sangue é um ato altruísta e de solidariedade. “Um gesto simples que pode salvar vidas. Uma única doação pode salvar até quatro pessoas”, disse.

Segundo Adriano Prata, em 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, e no dia 28, o Dia de Doar. “Datas relevantes para sensibilizar sobre a importância de doar sangue. A manutenção dos estoques de sangue em níveis seguros em todo o País depende da doação regular de sangue, que ainda é feita por uma pequena parcela da população brasileira.

Quem pode doar
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal). É necessário estar descansado, bem alimentado e portar documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo