Hu-Unifap abrirá mais 10 leitos de UTI adulto
Após cumprir uma importante missão de ajuda voluntária no setor de pediatria para o enfrentamento da crise sanitária no estado, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) se prepara, agora, para seguir ampliando os cuidados em saúde à população do estado a partir do Hospital Universitário da Unifap.
Já se encontra em fase final o processo de entrega de 10 novos leitos de UTI adulto para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap). Isto deve acontecer nos próximos 45 dias. Também está em andamento a contratação de médicos intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais.
“Profissionais de saúde da rede Ebserh, de diferentes regiões do país, deslocaram-se de forma voluntária para atuar em uma força-tarefa que salvou a vida de muitas crianças. Foram 53 atendimentos e nenhum óbito desde 31 de maio, mostrando a capacidade de intervenção qualificada da Ebserh também em situações de emergência”, destacou o presidente da empresa pública, Arthur Chioro.
No apoio da Ebserh para combater a emergência sanitária provocada pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a empresa investiu mais de R$ 6 milhões no provimento de infraestrutura para garantia do abastecimento de oxigênio, medicamentos, materiais e outros insumos.
“O impacto do trabalho da Ebserh foi fantástico no sentido da qualidade do serviço, o que diminuiu as filas e garantiu a vida das crianças que estavam acometidas por essa grave doença respiratória”, afirmou o superintendente do HU-Unifap, Aljerry Rêgo.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.