Amapá

INSS mantem prova de vida de aposentados e pensionista do Amapá suspensa

O INSS vai manter a prova de vida de aposentados e pensionistas suspensa até o fim de fevereiro para evitar o deslocamento de idosos até as agências durante a pandemia do coronavírus. A comprovação está suspensa desde março do ano passado, e os pagamentos dos benefícios não serão cancelados nesse período pela falta do cadastramento anual.

A Portaria nº 1.266/2021 prorrogou a interrupção do bloqueio de benefícios para as competências de janeiro e fevereiro, ou seja, para pagamentos até o fim de março. Segundo o gerente executivo do INSS no Amapá, Márcio Levy, a prova de vida é um sistema antifraude, mas o período de pandemia e isolamento social obrigou o Instituto a suspender, por meio de portaria, a obrigatoriedade do procedimento até segunda ordem.

“A prova de vida é um procedimento para evitar fraudes com o recebimento indevido de benefício pós-óbitos de segurados do INSS. Enquanto vigorar o decreto o bloqueio dos benefícios está suspenso. O que pode ocorrer é o cidadão ter a suspensão do seu benefício por outros motivos. A orientação para quem tiver o bloqueio é ligar para o número 135, para que todas as dúvidas sejam saneadas. Ainda existe o aplicativo Meu INSS, onde a assistente virtual auxilia o beneficiário ou encaminha para o atendimento humanizado”, diz.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo