Educação

Júlia Gurjão vence concurso de redação e será a representante do Amapá no SheRuns na Bélgica

A vencedora do concurso de redação do SheRuns e que irá representar o Amapá em Bruxelas, na Bélgica, é a jovem Júlia Gurjão, estudante do IFAP – campus Macapá, que obteve 9,0 em seu texto sobre a temática “A presença feminina no esporte e a transformação social”.
Júlia mora do bairro Santa Inês e adora animais. Ela pretende ingressar num curso de medicina veterinária e sonha em ajudar uma ONG protetoras de animais. No campus do IFAP se inscreveu para o atletismo, embora não praticasse esporte e gostasse de correr, acabou ganhando uma corrida de 100 metros e se apaixonou pelo esporte e entrou para a equipe “Tô na Pista” na Unifap.
“Foi por meio do meu técnico da equipe que soube do concurso, e como tenho 17 anos e preenchia os requisitos, resolvi me inscrever. E também foi informado nos grupos da minha escola sobre o concurso e agora estou muito feliz que vou representar meu estado na Bélgica”, ressalta Júlia.

Júlia Gurjão



A professora de Língua Portuguesa e Literatura, Vanessa Ramos, uma das três avaliadoras do concurso, destacou que as redações apresentadas foram muito boas. “O processo de correção das redações, foi uma grata surpresa. As alunas concorrentes desenvolveram o tema de forma coesa e pertinente com as indagações levantadas, com domínio crítico da proposta. Alem disso os elementos pertinentes à língua portuguesa estavam de acordo com a norma padrão, com erros esporádicos que não atrapalharam a compreensão do texto. Dessa forma a pontuação atribuída ficou diferenciada por poucos pontos, pois os textos estavam muito bons, dificultando assim a escolha do “melhor”. Como professora avaliadora foi enriquecedor o contato com as produções e com as ideias desenvolvidas pelas alunas, o que faz com que ressalte a importância desses eventos para a construção crítica não apenas dos alunos, mas de todos aqueles envolvidos no projeto”, informou Vanessa.

Sobre o SheRuns

O concurso foi realizado pela Federação Amapaense do Desporto Escolar (Fade) com inscrições do dia 18 até dia 25/07. A candidata teve que fazer uma redação, deveria ter 17 anos, estar matriculadas em escola da rede pública, e condicionamento físico para percorrer 4km de corrida e ter passaporte.
O SheRuns é um evento promovido pelo ISF (Federação Internacional do Desporto Escolar), que ocorrerá entre os dias 12 e 17 de setembro de 2022, na cidade de Bruxelas – Bélgica.
O evento é voltado para o empoderamento feminino no esporte. O SheRuns está dando a oportunidade para garotas estudantes de 17 anos, nascidas em 2005, representando seu estado, e para isso devem se inscrever e fazer uma redação com a temática “A presença feminina no esporte e a transformação social”.
Foram selecionados professores (as) de Língua Portuguesa para avaliarem as redações e selecionarem a melhor. As avaliadoras foram as professoras Marileia Leal, especialista em Arte e Educação e docente da disciplina de Literatura e a especialista em Metodologia do Ensino da Educação Física Luinne de Barros e do Esporte, além da professora Vanessa Ramos.
Foram selecionadas representantes de cada estado brasileiro para participar do evento, patrocinado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo