Política

Júnior Favacho propõe que ExpoFeira tenha espaço destinado para incentivar e valorizar participação de mulheres no agro no Amapá

O presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento (CAB) da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputado Júnior Favacho (MDB), sugeriu que a próxima edição da Expo Feira, evento programado para acontecer no segundo semestre deste ano, tenha um espaço exclusivo para discutir o papel da mulher no agronegócio e na agricultura familiar. Denominada pelo parlamentar como “Espaço Expofeira para Elas”, a ideia segue um modelo que já faz sucesso em outros eventos do setor, como a Agrishow, a maior feira de tecnologia e inovação no setor agrícola da América Latina.

Deputado propõe espaço exclusivo para discutir o papel da mulher no agronegócio e na agricultura familiar.

Júnior Favacho apresentou a proposta através de uma propositura encaminhada pela CAB ao governo do Estado (GEA). Segundo ele, o objetivo é valorizar a participação feminina no primeiro setor, e destacar a importância da mulher que atua na agricultura familiar e no agronegócio. “Reconhecemos o papel importante e fundamental que as mulheres ocupam nas atividades do campo e que, a cada dia, ganham mais destaque, inclusive empreendendo e assumindo papéis de liderança nesse setor”, afirmou.

O parlamentar disse ainda que a ideia foi inspirada no “Espaço Agrishow Para Elas”, que ele conheceu de perto durante sua participação no evento, em maio deste ano. O espaço contou com palestras, mesa redonda e entrevistas com grandes mulheres do agronegócio nacional. De acordo com Júnior Favacho, esse tipo de iniciativa deve servir de modelo para transformar a ExpoFeira em um evento ainda mais atrativo em 2023, e que cumpra um papel de fomentar o agronegócio no Amapá.

“Já conversei com diversas empresas que acenaram positivamente para a ideia de participarem do evento. O que queremos propor é que a Expofeira do Amapá não seja uma exposição apenas de show e entretenimento, mas que traga implemento na área de tecnologia, inovações tecnológicas que ajudem a desenvolver o agro no Estado. Queremos que sejam firmados acordos comerciais importantes para a geração de emprego e renda no campo e em toda a cadeia do agronegócio do estado”, disse o deputado.

Ideia é valorizar a participação feminina no primeiro setor.

Mulheres no Campo

O protagonismo da mulher no agronegócio do país tem se tornado uma realidade ao longo dos últimos anos. De acordo com um estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em conjunto com a Embrapa e o IBGE, atualmente, mulheres administram mais de 30 milhões de hectares, o que corresponde a cerca de 8,4% da área total ocupada pelos estabelecimentos rurais no país. Outra informação expressiva do estudo é a quantidade de mulheres que comandam empreendimentos no campo. Atualmente, elas são cerca de 1 milhão.

Expofeira

Após um hiato de quase 10 anos, a ExpoFeira do Amapá voltará a acontecer. Segundo informações do GEA, serão 820 estandes de exposição espalhados pelo Parque de Exposições da Fazendinha que prioritariamente serão ocupados pela iniciativa privada, possibilitando a apresentação de empresas e produtos e negociações através do pavilhão de negócios. Além disso, haverá espaços para empreendedores populares. A Expofeira também contará com 5 praças de alimentação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo