Semana de enfermagem acontece no HU Unifap
De 19 a 23 de junho, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará a 84ª Semana Brasileira de Enfermagem e a I Jornada Científica de Enfermagem.O evento é realizado pela Associação Brasileira de Enfermagem (Seção Amapá, ABEn/AP) e conta com a parceria do curso de Enfermagem da Unifap e, este ano, do HU-Unifap. Com uma carga horária de 30 horas, serão ofertados minicursos, rodas de conversas, além de apresentações e premiações de trabalhos científicos.
O evento é voltado para profissionais do Hospital, acadêmicos e docentes da área. As inscrições esgotaram rapidamente e, por isso, já estão encerradas. Como membros da comissão organizadora, a chefe da Unidade de Ambulatório, Deize Pontes, e a assistente administrativa da Divisão de Enfermagem, Fabiana Marque, destacam que a programação irá contribuir para a formação dos profissionais do Hospital, dos professores e dos estudantes da Universidade. Pontes comenta que serão momentos para “compartilhar saberes, experiências, novas ferramentas e tecnologias” da área da Enfermagem.
Segundo o chefe da Divisão de Enfermagem do HU-Unifap/Ebserh, Ricardo Soletti, a semana está sendo preparada com o objetivo de articular ainda mais o Hospital e a Universidade: “O primeiro ponto é impulsionar a aproximação entre professores e alunos do HU. O segundo, é que também será científico, unindo ensino e pesquisa”. A chefe da Unidade de Apoio à Gestão de Enfermagem, Michelle Bergamaschi, complementa que a ideia é aproximar os acadêmicos do contexto da assistência hospitalar. Segundo ela, o HU-Unifap, em funcionamento desde setembro de 2022, já possui 34 enfermeiros e 32 técnicos de Enfermagem integrando a equipe assistencial.
Trabalhos científicos
A submissão de trabalhos científicos foram realizadas de 25 de abril a 10 de maio. As propostas de resumos serão apresentadas nas modalidades simples (com 250 a 400 palavras) ou expandida (com mil a 1,2 mil palavras), constando a síntese dos seguintes tipos de pesquisa: relato de experiência; trabalhos de conclusão de curso de graduação, especialização e residência; dissertação de mestrado e tese de doutorado; revisão integrativa, narrativa e sistemática.
Os resumos contemplarão, ainda, pelo menos um dos três eixos de discussões centrais do evento. O primeiro, sobre ação política da enfermagem para o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento das iniquidades sociais. O segundo eixo trata da sustentabilidade das políticas públicas para a redução de desigualdades e bem viver. E o terceiro é voltado à sustentabilidade da Enfermagem, com ênfase no fortalecimento ético, estético, técnico, político e científico necessários à luta pela valorização e reconhecimento social da Enfermagem.
O edital com todas as informações sobre os eixos e formatação do texto está disponível aqui. O repositório com os arquivos necessários para o participante, como templates para slides e resumo, pode ser acessado neste link. Haverá reconhecimento dos três trabalhos de maior destaque, contemplados com menção honrosa da ABEn/AP.
Confira a Programação:
19 de junho – Segunda (Auditório do HU-Unifap)
14h: Credenciamento e abertura;
14h30: Mesa de acolhida;
15h: Conferência de abertura com o tema: Liderança e valorização do trabalho de Enfermagem, com ênfase no desenvolvimento sustentável e bem viver.
20 de junho – Terça – Rodas de conversa (Auditório do HU-Unifap)
9h: Organização da atenção à saúde para atendimento dos povos indígenas;
10h30: A privacidade de dados pessoais no campo da Enfermagem;
14h: Resiliência familiar e adoecimento crônico nos diferentes ciclos de vida;
15h30: Políticas Públicas para a redução da desigualdade e bem viver.
21 de junho – Quarta – Minicursos (Bloco da Coordenação do Curso de Enfermagem)
Horário 8h às 12h
Sala 01: Administração de medicamentos e aplicação de injetáveis;
Sala 02: BLS – Basic Live Support;
Sala 04: Eletrocardiograma e avaliação;
Sala 05: Evolução e anotações de enfermagem e aplicação das escalas de Fugulin/Morse/Braden em estudo de caso.
Horário das 14h às 18h
Sala 01: Implementação de evidências em saúde;
Sala 02: Requisitos para o Dimensionamento de pessoal de Enfermagem;
Sala 04: Prevenção e tratamento de Lesão por pressão;
Sala 05: Cuidados de Enfermagem em Saúde Mental;
22 de junho – Quinta – Comunicação oral (Bloco da Coordenação do Curso de Enfermagem)
Manhã: das 8h às 12h
Tarde: das 14h às 17h
23 de junho – Sexta (Auditório do HU-Unifap)
16h: Conferência de Encerramento;
17h: Menção honrosa da ABEn-AP: trabalhos premiados em 1º, 2º e 3º lugares;
17h30: Coffee Break e apresentação cultural.
Saiba mais
Tradicionalmente, a Semana de Enfermagem é realizada, no âmbito nacional, no período entre as datas 12 e 20 de maio, quando são comemorados o Dia do Enfermeiro e o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem, respectivamente. O evento do HU-Unifap será realizado em junho porque está alinhado com o período letivo da Universidade. Em maio será o recesso, devido aos ajustes do calendário acadêmico causados pela pandemia de Covid-19.
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap) faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.