Mais de 25 mil pessoas assistem ao Desfiles de 13 de Setembro no Sambódromo
Os desfiles de 13 de setembro, data que celebra a criação do Território do Amapá, foi cheio de homenagens e muitas emoções na avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo, na Zona Sul de Macapá. O espetáculo, que reuniu 57 escolas com mais de 4 mil estudantes, contou com apresentações que remontam a história e a cultura que deu origem ao povo amapaense.
Para abrir a festa, as primeiras homenagens foram para as pessoas que contribuíram para a formação política e cultural do estado, entre eles, ex-governadores representados por familiares, jornalistas e figuras públicas importantes para o cenário amapaense.
As “bandas show” das escolas estaduais trouxeram um repertório que mescla músicas marciais e sons da música popular brasileira, que embalaram as mais de 25 mil pessoas que compareceram ao Sambódromo. A banda de fanfarra da Escola Estadual Almirante Barroso, do município de Santana, estreou na avenida com a música “A raposa e as uva”, do cantor Reginaldo Rossi.
“Hoje a educação do Estado do Amapá deu um show de participação, de envolvimento, de comprometimento, de felicidade, de vontade de resgatar a nossa história. Foi lindo de ver. Agradeço aos profissionais, estudantes e ao público que compareceu e celebrou conosco esses 80 anos. Vamos trabalhar juntos para mudar realidades e escrever uma nova história para o Amapá”, destacou o governador Clécio Luís.
A secretária de Educação do estado, Sandra Casimiro, destacou que o momento foi para apresentar à comunidade amapaense o que vem sendo desenvolvido nas escolas. Ela enfatizou que o evento fortalece a educação, sobretudo, o protagonismo dos jovens.
“O desfile de hoje foi um sucesso total. Conseguimos trazer a comunidade para ver e acompanhar o trabalho que está sendo desenvolvido nas escolas da rede estadual. É o compromisso do Governo do Amapá com o protagonismo juvenil. Vamos continuar promovendo mais ações como essas”, ressaltou a gestora.
O grupo Banzeiro Brilho de fogo fechou as apresentações na Ivaldo Veras, ao som das caixas de marabaixo e instrumentos de sopro, que reproduziram o tradicional marabaixo e batuque.
Ao todo, 57 escolas e mais de 4 mil estudantes desfilaram neste 13 de setembro. Nesta quinta-feira (14) será realizado o desfile de 9 escolas do distrito de São Joaquim do Pacuí, na própria comunidade. Na sexta-feira, 15, será a vez das escolas estaduais de Santo Antônio da Pedreira.