Saúde

Médico oftalmologista alerta para diagnóstico precoce de retinoblastoma

Doença pode ser detectada ainda no primeiro mês de vida

Recentemente, um câncer raro que atinge os olhos, o retinoblastoma ganhou grande repercussão após o apresentador Tiago Leifert e sua esposa, Daiana Garbin, exporem o drama que estão vivendo com a filha deles, de apenas um ano de idade, diagnosticada com a doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, o retinoblastoma é o tumor ocular mais comum em crianças, representando cerca de 3% dos cânceres infantis, chegando a uma média de 400 casos por ano.

Apesar de ser raro, é importante que os pais fiquem atentos, já que a maioria dos casos se manifesta quando a criança é muito pequena e não consegue expressar algum desconforto nos olhos, por exemplo.

Oftalmologista Guilherme Yamashita

De acordo com o oftalmologista, Guilherme Yamashita Anami, especialista em Oftalmopediatra e Estrabismo, na maioria dos casos, os primeiros sinais do retinoblastoma são estrabismo (o olho afetado começa a entortar) ou alterações no reflexo vermelho. “Aquele brilho vermelho no meio dos olhos, que vemos em fotos tiradas com flash, diminui ou fica esbranquiçado. A visão piora no olho com o tumor, porém crianças pequenas normalmente não conseguem informar isso” diz o médico.

Atualmente, dependendo da gravidade da doença, a primeira opção de tratamento costuma ser quimioterapia, junto ou não com outros tipos de tratamento local. Casos resistentes podem precisar de quimioterapia diretamente dentro do olho ou mesmo de radioterapia. Tumores mais graves são tratados com cirurgia.

Apesar de ser um tumor raro e de uma doença grave, o teste do olhinho nos primeiros meses e anos de vida, aumenta a possibilidade de diagnóstico precoce.

“A melhor forma de evitar complicações é o diagnóstico precoce. Toda criança deve fazer o teste do olhinho poucos dias após o nascimento, que pode ser feito na maternidade, pelo pediatra ou até mesmo direto com o oftalmologista, entre os 6 a 12 meses de idade, além de uma consulta oftalmológica completa” explica Guilherme.

O retinoblastoma é o principal tipo de câncer que surge dentro do olho. É mais comum em crianças pequenas, principalmente abaixo dos 4 anos, mas pode ocorrer em outras idades. Pode acometer um olho só (60%) ou ambos olhos (40%). Existem também os tumores que são esporádicos (aparecem por acaso e não são transmitidos para os descendentes) e aqueles familiares e hereditários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo