Megaevento de bioeconomia apresenta resultados do Projeto Innova Amazônia
O Sebrae reúne os principais empreendedores, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), hubs de inovação, investidores, parceiros e demais atores que influenciam no desenvolvimento de negócios do setor de Bioeconomia na Amazônia
A primeira edição do Amazônia Summit, conta com a participação de 15 empresas inovadoras e expositoras, atendidas bb pelo Projeto Innova Amazônia do Sebrae no Amapá, entre elas, estão duas startups do estado, que participarão da missão internacional à Alemanha, Acmella Beauty e a Engenho Café de Açaí. O Amazônia Summit, acontece no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia em Belém, nos dias 3 e 4 de dezembro, sábado e domingo, respectivamente.
Sebrae
Segundo a gestora do Projeto Innova Amazônia do Sebrae no Amapá, Josseli Pantoja, o Amazônia Summit, encerra um grande ciclo do Projeto Innova Amazônia, em especial o do Amapá que finaliza as atividades com 30 empresas que foram aceleradas durante 6 meses, as quais receberam a Bolsa Sócio Empreendedor, para que de forma tranquila pudessem desenvolver os modelos de negócios.
“Estamos no Amazônia Summit com a exposição de 15 empresas selecionadas e apoiadas pelo Sebrae no Amapá. O Innova Amazônia é um programa que foca no desenvolvimento de ideias e de empresas que incentiva a sustentabilidade com soluções inovadoras, mantendo a floresta em pé e desenvolvendo soluções de impactos realmente positivos para a nossa região”, disse a gestora do Projeto Innova Amazônia do Sebrae no Amapá, Josseli Pantoja.
Nacional
O gestor nacional do Innova Amazônia, Thiago Gato, declara estar no Amazônia Summit, para um evento gigantesco de bioeconomia e de inovação na Região Norte do país. Na palestra de apresentação dos resultados do Innova Amazônia, um programa de aceleração obteve no Amapá 30 negócios, onde os mesmos passaram mais de 1 ano, recebendo capacitação, mentorias e bolsas sócioempreendedor.
“A gente percebe uma evolução gigantesca em todos os negócios e a gente só tem a agradecer pela dedicação, envolvimento e impacto que todos esses negócios vão causar no Amapá e em toda a Amazônia”, declara gestor nacional do Innova Amazônia, Thiago Gato.
Biofert
O empresário Thiago Monteiro, responsável pelo cumprimento da tecnologia e fertilizante proveniente do caroço de açaí da Amazon Biofert, explica que a empresa desenvolveu todo o processo de aceleração, em parceria com o Projeto Innova Amazônia do Sebrae no Amapá, que chegaram a uma solução e o início de uma ideia, obtiveram desenvolvimento, por meio de capacitações, bootcamp e um conjunto inovações que o Sebrae proporcionou.
“Conseguimos sair de uma ideia que se transformou num produto, intitulado Amazon BioFert de Açaí, é um negócio da bioeconomia lucrativo e de potencial desenvolvimento da economia do estado do Amapá”, explica o empresário Thiago Monteiro.
Forbes
Para a jornalista de carreira e Editora de Agro da Forbes Brasil, Vera Ondei, é obrigatório olhar o que está acontecendo no Amazônia Summit, os projetos e as startups mostram que são capazes e têm potencial de recurso; a exemplo, o café de açaí que está indo para a Alemanha para a indústria de investidores.
“O que chama a atenção num negócio e num momento desse, é a disposição desses empreendedores, em buscar e mostrar que há soluções gigantescas na bioeconomia. O Brasil é um local em que a bioeconomia e o próprio país se confundem, por que é dentro da bioeconomia que há um valor extraordinário que pode ser revestido para os produtores e para toda a cadeia de produção de alimentos, bioenergia, enfim, qualquer coisa que passe pelo campo, que passe pela mão de um produtor e pela bioeconomia, faz sentido e traz valor”.
Empresas
Participam do Amazônia Summit, em Belém/PA, as empresas inovadoras do Amapá, Açaí Maps, Sumano Ingrediente, Amazon Bio Fert, Amazon Reuse, Amazonly, AmazTrace, Engenho café de açaí, AgromaisCloud, Bactolac, ReM Tijoloeco, Ecológica Resíduos, Mazodan, DruGet, Urubatan Piatã, e Acmella Beauty.