Esporte

Militar amapaense participa pela segunda vez do Ironman no Brasil

O sargento da polícia militar Samuel Pinheiro vai participar como atleta amador, pela segunda vez, do circuito Ironman Brasil 2024 que ocorrerá amanhã na cidade de Florianópolis na categoria de 35 a 39 anos. No ironman o atleta deve nadar 3,8 quilômetros, deve pedalar 180 quilômetros e correr 42 quilômetros.

A prova no Brasil é realizada desde 1982 e a partir de 2001 passou a ser disputada na cidade de Florianópolis, tendo sua largada na praia de Jurerê Internacional.

“A primeira vez que surgiu o desejo de participar do Ironman foi em 2016, pois eu trabalhei na segurança da tocha olímpica quando representei o Amapá, pois estava na Força Nacional. Lá conheci atletas que eram ironmans. Atletas que querem se preparar para passar por um evento desses. E fui a primeira vez já em 2022”, disse o militar. Na época eram treinos longos e cerca de 24 semanas de preparação.

Durante todo o seu treinamento ele fala que haviam dias que não tinha como treinar, uma vez que ele tinha uma rotina de trabalho, de estudo e de família. “Agora está sendo um ciclo mais difícil. Passei por um período no curso de formação de sargentos e acabou que eu dei uma parada constante, mas mantive o volume de treino”, informou ele.

Samuel vê o esporte como um instrumento pra efetivar a disciplina. “O esporte faz com que você construa amizades, seja disciplinado, faz fomentar a união, dentro de inúmeros outros fatores que o esporte consegue. Isso é libertador, nos traz qualidade de vida. Quem quer evitar problemas de saúde no futuro tem que investir em esporte”, disse Samuel. “Numa jornada como Ironman você nunca vai estar sozinho pois tem que ter a família como a base, amigos e seus parceiros que te apoiam nos treinos”, finalizou.

Sobre Ironman
Considerado sinônimo de resistência, o desafio Ironman é uma prova muito importante no meio esportivo, pois reúne três grandes modalidades de peso, praticadas por inúmeros atletas ao redor do mundo.
“Ironman é apenas para aqueles que têm instinto de sobrevivência. Além disso, o preparo físico é de suma importância, pois o esportista precisa de garra, resistência e maturidade para passar por toda a jornada dessa modalidade”, informou Samuel.

Como iniciou
Ironman surge através de uma conversa entre amigos para definir qual seria o esporte mais difícil: natação, ciclismo ou corrida. Contudo, por não chegarem num acordo, houve, através de John Collins (comandante da marinha americana), a criação de uma prova que juntasse os três maiores desafios de cada modalidade.

A partir disso, em 1978, no Havaí, aconteceu pela primeira vez um desafio da competição de Ironman. Ele contou com 15 participantes, e o primeiro ganhador (conhecido como homem de ferro), foi o americano Gordon Haller, que finalizou o desafio em 11 horas, 46 minutos e 58 segundos.

Entre os 15 que estavam na competição, 12 conseguiram completar o desafio. Nessa primeira edição, não houve participação feminina, mas no ano seguinte, já havia uma mulher entre os competidores, com um total de 50 atletas na prova de 1979.

O Ironman hoje em dia

Atualmente, o Ironman ainda acontece no mesmo local (Havaí), contudo, não é tão simples participar. Os esportistas que desejam encarar o desafio como atleta precisam se classificar em uma das provas do circuito mundial.

Ainda, é possível garantir a vaga por meio do sistema de pontuação anual – Kona Pro Ranking. Porém, o programa é apenas para atletas de elite (ou alta performance).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo