No Amapá mais de 5 mil pessoas deixam de tomar a 2ª dose da vacina contra Covid-19
Segundo dados divulgados pelo o Ministério da Saúde (MS), no Amapá 5.741 pessoas não retornaram aos locais de vacinação para tomar a 2ª dose do imunizante contra a Covid-19.
Especialistas do mundo inteiro orientam que a 2ª dose da vacina é essencial para a completa imunização do individuo. De acordo com o MS até a terça-feira (13), o Amapá já tinha distribuido 130.742 doses aos 16 municípios. Destas mais de 90 mil já foram aplicadas, representando 8% da população imunizada com 1ª dose e 2,54% com a 2ª.
A capital é quem registra o maior numero de faltosos, que são os idosos acima de 80 anos. “As vacinas aplicadas foram testadas e aprovadas com a aplicação de duas doses do imunizante, mostrando que as duas doses são necessárias para a pessoa poder desenvolver a imunidade. Quando o indivíduo perde o prazo da 2ª dose não tem como a gente estimar efetivamente se essa pessoa vai estar imunizada ou não contra a covid-19. Por isso, é tão necessário tomar as duas doses para estar imunizado e garantir o não agravamento da doença”, explicou o secretário de estado da saúde, Juan Mendes.
Para tentar encontrar os faltosos, em Macapá, a prefeitura iniciou busca ativa dessas pessoas para realizar a aplicação da nova dose. Os estudos desenvolvidos mostram que a eficácia da CoronaVac melhora quando a segunda dose é aplicada em um intervalo de 21 a 28 dias.