Novembro Azul do Ijoma encerra com ação social
Os serviços serão oferecidos a todos, sem necessidade de cadastro no instituto
O IJOMA (Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães) oferece, diariamente, diversos serviços para a comunidade. Dentre eles, se destacam consultas com clínico geral, nutricionista, odontólogos, psicólogos, além de exames de sangue e terapias integrativas, como: Reiki e massoterapia. Para usufruir desses atendimentos, é necessário realizar um cadastro no instituto. Porém, nesta quarta-feira, 30 de novembro, quando se encerra a campanha Novembro Azul, o Ijoma vai realizar uma ação social com livre demanda.
A campanha, voltada à saúde do homem, especialmente para conscientizá-lo sobre a necessidade da prevenção do câncer de próstata, tem como tema: “Prevenção: somos todos responsáveis”. Esse tipo é o segundo mais comum na população masculina, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Os dados mostram que foram quase 198 mil novos casos, no Brasil, no triênio 2020-2022. Ainda segundo o INCA, o aumento das taxas pode ser associado à evolução dos métodos de detecção. Exames como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o tradicional exame de toque somam uma eficácia de 80% na detecção precoce desse tipo de câncer.
O PSA é uma glicoproteína produzida pelo tecido prostático. Com o exame de sangue é medida a quantidade de PSA, que, se estiver em grande quantidade, pode indicar o câncer de próstata.
Para realizar o exame, o paciente tem que seguir as seguintes recomendações:
• Não ter relações sexuais no período de 48 a 72 horas antes do exame.
• Não realizar exercícios de grande impacto no períneo (região da superfície entre pubis e o cóccix),
• Não estar com infecção urinária, prostatite (inflamação da próstata), ou uretrite (inflamação ou infecção da uretra).
• Não ter feito cistoscopia (exame endoscópico das vias urinárias baixas, que permite a visualização direta da uretra) recentemente.
• Estar em jejum.
José Osmar Silva, mototaxista, ficou sabendo por amigos da realização do exame no IJOMA e resolveu fazer. “Isso é uma prevenção, é para gente saber como está a saúde da gente, né? Já fiz várias vezes, mas é sempre bom continuar prevenindo”. De acordo com o urologista Nalisson Marques, o PSA é fundamental e deve ser realizado a partir dos 40 anos de idade, apesar de o protocolo brasileiro indicar 45 anos. “Já operei homem com 41 anos com câncer de próstata, então, eu sempre recomendo o PSA a partir dos 40”, explicou. Além disso, o PSA não deve substituir o exame de toque, pois “ambos são importantes, mas essa é uma avaliação que deve ser feita pelo urologista, pois cada caso é um caso”, ressaltou.
A ação social do Ijoma ocorrerá das 7h30 às 13h00, nesta quarta-feira, 30 de novembro, na Av. Doutor Silas Salgado, 3586, no bairro Santa Rita. O objetivo da ação, segundo o presidente do instituto, padre Paulo Roberto Matias, “é uma forma de chamar atenção para o trabalho do IJOMA, para a necessidade da prevenção”. Os serviços ofertados gratuitamente serão: nutrição, odontologia, massoterapia, corte de cabelo, coleta de sangue (para realização de mais de 20 exames incluindo o PSA).