Saúde

Novembro Azul: exames e atendimento em saúde são oferecidos no Mercado Central da cidade

O crescimento descontrolado de células anormais, que caracteriza o câncer, está relacionado a diversos fatores, e para orientar os usuários e oferecer exames que podem prevenir a doença, a Secretaria de Saúde do município de Macapá realizou uma programação voltada à saúde do homem no Mercado Central da cidade.

Ação aconteceu no Mercado Central

Além de receber orientações, os participantes também passaram por atendimento médico, psicológico e exames laboratoriais como o de PSA, que diagnostica alterações na próstata. De acordo com o coordenador de saúde do homem, Alexssandro Santos a ação busca aproximar os serviços do público. “Sabemos que os homens tem mais resistência em procurar uma unidade de saúde, por isso trouxemos o serviço para um ambiente que é bastante frequentado pelo público masculino”, declarou o coordenador.

Marcondes Soares tem 47 anos, e nunca tinha feito o exame, segundo ele a ausência de histórico familiar de câncer acabou fazendo com que ele não se preocupasse em fazer o exame. “Eu nunca tinha feito o exame, como não tenho nenhum histórico familiar eu acabei não indo atras e relaxando um pouco, mas reconheço que é importante, por isso decidi participar da ação”, contou.

Marcondes Soares fez exame pela primeira vez

O Ministério da Saúde recomenda, além de exames preventivos, a prática de atividade física e uma alimentação balanceada diminuindo o consumo de carne vermelha para duas vezes por semana e banindo os embutidos e carnes processadas, como linguiça, bacon, presunto, entre outros.

O exame PSA

Tem como principais funções verificar a presença de um câncer de próstata e o andamento da doença, mas também é um marcador comum para outras doenças da próstata, como a prostatite e lesões no geral. Em suma, o PSA é solicitado em homens com mais de 50 anos, mas em homens com histórico familiar o exame é indicado a partir dos 45 anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo