TurismoTurismo no Brasil

O TURISMO DO VINHO DO SUL DO BRASIL

Quem é amante de um bom vinho com certeza já deve ter aproveitado alguma viagem para conhecer uma vinícola: fazer um tour guiado, aproveitar as degustações e até mesmo comprar uma garrafa “direto da fonte”. Mas você já pensou em planejar suas férias especialmente para conhecer vinícolas e viver o mundo do vinho?
Estive recentemente desbravando o Vale dos Vinhedos, no município de Bento Gonçalves, Estado do Rio Grande do Sul. A região é uma das maiores produtoras de vinhos e sucos de uva do Brasil e tem atraído cada vez mais turistas, pois percebeu seu potencial gigante e vem investindo cada vez mais nisso (tanto a iniciativa privada quanto a pública sabem do potencial e da renda que esse turismo gera).
No Vale dos Vinhedos você sai de uma vinícola e cai em outra. O mais interessante é que agora as vinícolas estão construindo em seus terrenos pequenas pousadas, além das grandes pousadas e hotéis já existentes na região. Assim, você conhece todo o espaço e pode aproveitar para se hospedar, vivendo uma verdadeira experiência enogastronômica.
Inclusive, muitas empresas oferecem a experiência de você participar da Vindima, que é a colheita das uvas, acontecida geralmente em fevereiro ou março. Sabe aquelas cenas de filmes e novelas em que as pessoas pisam nos cachos de uva? Pois é…
E afinal, o que posso fazer em uma viagem ao vale dos vinhedos? Além de visitar várias vinícolas, conhecer as histórias das famílias italianas que as fundaram, visitar os parreirais, as estruturas das vinícolas, almoçar em seus restaurantes incríveis, que oferecem experiências de harmonização com menus assinados por grandes chefes e sommeliers, se hospedar em meio às plantações de uva e visitar as lindas cidades que ficam próximas ao Vale: Bento Gonçalves, Garibaldi, Gramado…
É uma experiência única, e mesmo quem não é muito fã de vinho fica encantado. É mais uma prova de que o vinho brasileiro é incrível e que nossas regiões possuem muito potencial turístico para ser desbravado.

Até a próxima, pessoal. Tim-tim!





Fotos: Renato Salviano

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Renato, tudo que você relatou é maravilhoso! Temos uma Toscana brasileira e esta localizada no sul do pais! Parabens pelo artigo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo