Numa operação da Polícia Civil do Amapá, da Polícia Militar e Polícia Penal, em Oiapoque, foram apreendidos animais silvestres que iriam ser comercializado na cidade de São Jorge, na Guiana Francesa.
Segundo o delegado Charles Corrêa, responsável pela operação, a equipe estava indo atender uma ocorrência de homicídio de um senhor, na região de Ilha Bela. Quando estavam a caminho, cerca de três horas de viagem seguindo o rio, no trajeto abordaram pessoas que estavam numa voadeira vindo no sentido contrário indo para o território francês, com caixas de isopor. Eles tentaram fugir.
“Tivemos que fazer disparos de advertência para que os sujeitos parassem. Foi feita abordagem, durante a revista foram encontrados diversos animais silvestres, e também ameaçados de extinção, como macacos guaribas”, informou o delegado.
Ao todo foram encontrados 10 macacos guaribas, 1 anta, 5 pacas, mutum, nambu, marreca, pato selvagem e um filhote de macaco prego, que estava amarrado em agonia.
De acordo com as informações levantadas os animais foram caçados no Parque Tumucumaque, e iam ser vendidos no mercado em São Jorge, na Guiana Francesa, onde segundo o delegado Charles relata que tem um grande apelo pelo consumo desses animais.
“Foram autuados pela lei de crime ambiental e toda a caça foi encaminhada para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Dois policiais foram conduzindo na voadora com os caçadores para Oiapoque, enquanto a equipe seguiu para Ilha Bela, para atendermos nossa ocorrência”, informa Corrêa.