Operação Voragem desarticula organização criminosa ligada ao tráfico de drogas
Com o objetivo de desarticular uma organização criminosa destinada ao tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, a Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia do Município de Santana, deflagrou na manhã desta quinta-feira, 17, a Operação Voragem. A ação visa cumprir 15 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão nas cidades de Santana (Amapá); Santarém (Pará); Cáceres, Pontes e Lacerda (Mato Grosso).
De acordo com o delegado Felipe Vieira, a investigação policial comprovou que um detento recolhido no presídio de Cáceres (MT) lidera a organização, sendo ele o responsável por coordenar toda a ação criminosa. Os levantamentos apontaram ainda que outros integrantes da facção eram responsáveis pelo transporte de substâncias entorpecentes que saiam de Santarém (PA) com destino a Santana (AP), onde eram comercializadas.
Após a venda, outros membros recolhiam os valores adquiridos com o tráfico de drogas, iniciando a lavagem do dinheiro. Os valores, segundo a polícia, eram depositados e movimentados em contas bancárias de terceiros, indicados pela liderança, no intuito de dissimular a origem e propriedade dos mesmos.
Durante a investigação, em agosto do ano passado, drogas e R$ 118.770,00 em espécie foram apreendidos. Na data de hoje, cumprimentos dos mandados de busca resultaram na apreensão de R$ 23 mil, uma arma de fogo calibre 38, 15 munições e substâncias entorpecentes.
A operação contou com o apoio de várias unidades da Polícia Civil dos estados do Amapá, Pará e Mato Grosso.