Política

Orçamento, Gestão e Finanças: Governador eleito faz panorama preliminar dos dados da transição

Na manhã desta quinta-feira (1º), o governador eleito, Clécio Luís, juntamente com o Grupo de Trabalho da transição que trata de Gestão, Orçamento e Finanças apresentaram um panorama preliminar dos trabalhos já realizados pela equipe de transição do novo governo.

“Temos um orçamento ajustado, o que significa que não é um orçamento nem subdimensionado, nem superdimensionado. É um orçamento real, porém obviamente deficitário. Estamos em um estado pobre e temos dificuldades financeiras. Por exemplo, a nossa folha de pagamento, sempre está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, outra, temos baixa capacidade de investimento. Por isso a necessidade de captar recursos fora, o que já temos feito junto a bancada federal”, destacou Clécio Luís.

Para dar continuidade às ações de governo, a nova gestão já vai contar com aproximadamente 252 milhões de reais de emendas captadas pela atual gestão. O montante será destinado às obras do Novo Hospital de Emergência. Além disso, o novo governo garantiu através de tratativas com a bancada federal emendas no valor de 326 milhões de reais para investimento em outras obras.

Reforma administrativa
Durante a reunião, o futuro governador também anunciou uma reforma administrativa para 2023. Novas secretarias serão incorporadas a estrutura governamental. Entre elas estão a Secretaria Extraordinária da Causa Animal, Secretaria Estadual da Transposição e Secretaria de Relações Internacionais. Também será criada uma empresa para gestão das unidades hospitalares.

Além disso, a nova gestão deve desmembrar pelo menos quatro secretarias, utilizando a mesma estrutura para que se possa atender melhor as demandas de governo.

É o caso da Secretaria de Estado da Pesca, Secretaria de Mineração do Amapá e Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural que fazem parte atualmente do RURAP. Outro órgão que será desmembrado é a Secretaria de Inclusão e mobilização Social que será dividida em Secretaria de Estadual de Assistência Social e Secretaria Estadual de Mobilização e Participação Popular. A Secretaria Especial de Povos Indígenas vai ser transformada em Secretaria Colegiada de Povos Indígenas.

“Nós firmamos alguns compromissos durante a campanha. E entre eles está uma atenção especial para algumas políticas. A secretaria Extraordinária da Causa Animal, é uma secretaria extraordinária, não vai ter aquele aparato administrativo. Mas vai ter uma pessoa com status de secretário para cuidar de uma causa cada vez mais importante, que afeta diretamente a vida das pessoas. Já a Secretaria da Transposição, vai dar todo atendimento digno aos servidores, colher todas as informações. Porque cada servidor transposto é uma economia para o estado”. Enfatizou o futuro governador.

A reunião também contou com a presença do conselho político. Para a Deputada Federal Aline Gurgel, membro do conselho a reforma administrativa vai ser muito importante para o estado.

“Quero parabenizar o governador eleito e sua equipe pela transição transparente. Parabenizar pela decisão acertada de criar novas secretarias, especialmente pela criação das secretarias de pesca e mineração. Acredito que assim o RURAP vai conseguir dedicar mais atenção a outras ações, sobretudo, no interior do estado”. Afirmou a deputada Aline Gurgel.

Concursos Públicos
O governador, Clécio Luís, ainda reforçou que vai convocar os aprovados em concursos públicos, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal. A nova gestão não vai realizar concursos para as mesmas áreas as quais já houve seleção. A prioridade é chamar o máximo que puder obedecendo a LRF.

Equipe de transição ampliada

Dejalma Espírito Santo F. Teixeirawe
Jorge da Silva Pires
Jesus de Nazare de Almeida Vidal
Nair Mota Dias
Ilziane Launé de Oliveira
Jocildo Silva Lemos
Leila Regina Abdon
Gisele Fernandes de Oliveira
Cinthya Noêmia Mendes
Cirilo Simões Filho
Luis Afonso Mira Picanço
Linikek Gabriel Lima da Silva
Lorenilson Monteiro Lourenço
Bernardino Nogueira dos Santos
Gilene Sanches
Mirlanda Aranha
Carlos Michel Miranda da Fonseca
Dora Nascimento
Max Santos
Dielson Souza – Vitória do Jarí
Sheila Tricia
Alan Jasper
Paulo Bezerra

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo