A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Ministério Público, prefeitura de Macapá e Polícia Militar, alem dos órgãos de saúde e Guarda Civil Municipal realizaram fiscalização na capital na noite desta quarta-feira, 2. A operação faz parte de uma cooperação técnica entre Estado, municípios e judiciário.
As equipes irão percorrer os bairros de Macapá para verificar o cumprimento dos decretos estadual e municipal. Estabelecimentos que forem flagrados desobedecendo as normas serão autuados.
As novas medidas restritivas, que foram apresentadas no fim da tarde desta quarta-feira pelo prefeitura de Macapá, entraram em vigor imediatamente.
Medidas como a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos, no interior de restaurantes e bares, suspensão de funcionamento de balneários, o fechamento de casas noturnas e o estabelecimento de horários de abertura e fechamento dos serviços.
As novas medidas pretendem conter o avanço do vírus da covid-19 no estado e impedir que novas variantes circulem entre a população.
“Esta operação é fundamental. O novo decreto permite o funcionamento, mas com restrições. O nosso intuito e fiscalizar se as medidas estão sendo cumpridas, orientar os clientes e os proprietários sobre as mesmas e lembrá-los que a pandemia não acabou. Todo cuidado é pouco e com prudência e responsabilidade iremos vencer essa batalha”, informou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS no Amapá.
Além da Polícia Militar e Guarda Municipal, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) também acompanha as ações. (Natanael Zalouth)