Polícia

Polícia Federal deflagra Operação Guardiões da Infância contra o abuso sexual infantil

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (22/11) a Operação Guardiões da Infância, com o objetivo de cumprir mandados de prisão decorrentes de decisões judiciais condenatórias por crimes relacionados ao abuso sexual infantil em todo o país.
No Amapá estão sendo cumpridos 9 mandados de prisão (entre preventivas e condenações definitivas) nos municípios de Macapá, Santana e Porto Grande.

Essa Operação vem sendo realizada pela PF (não só do Amapá, mas também de outros Estados) desde agosto, e só agora pode ser divulgada.

No Amapá, já haviam sido cumpridos 6 prisões contra indivíduos com mandados de prisão em aberto por crimes de estupro de vulnerável.

No Amapá, se destacou o resgate feito pela PF de uma adolescente de 14 anos em situação de vulnerabilidade, em que era abusada pelo padrasto, no município de Macapá.

O padrasto da menor foi preso no município de Mazagão, no dia 12 de novembro.

A menor foi encaminhada na mesma data ao Conselho Tutelar do município de Macapá para os procedimentos cabíveis.

Brasil
Nesta terça-feira foram cumpridos simultaneamente mais 14 mandados de prisão, totalizando, assim, 100 foragidos detidos nos 26 estados e no DF desde o início das ações. As prisões seguem em andamento.

O objetivo da Operação Guardiões da Infância é retirar do convívio social indivíduos que já haviam sido investigados, processados criminalmente e condenados, dando efetividade ao sistema de justiça criminal e impedindo que novos crimes contra crianças e adolescentes sejam cometidos.

O combate ao abuso sexual infantil é uma prioridade na Polícia Federal, com um trabalho amplo e complexo, tendo uma Unidade especializada no tema, o Serviço de Repressão a Crimes de Ódio e Pornografia Infantil.

Iniciativas como a Operação Guardiões da Infância têm identificado e impedido a ação de centenas de abusadores e o resgate de um número relevante de crianças vítimas.

A Polícia Federal, além realizar de um número expressivo de Operações Policiais combatendo essa modalidade criminosa, também atua na identificação de vítimas de abuso sexual infantil, por meio da Força-Tarefa de Identificação de Vítimas, composta por policiais federais e civis especializados na tarefa de identificar vítimas a partir de imagens e vídeos, com a finalidade de resgatá-las e identificar e prender seus agressores.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo