Cultura

‘Precisamos ter uma política cultural forte, diversa e que alcance a todos’, destaca Clécio Luís sobre a cultura do Amapá

Durante encontro com artistas, produtores e demais fazedores de cultura na Fortaleza de São José, em Macapá, o governador Clécio Luís evidenciou a importância de consolidar as ações do Conselho Estadual de Política Cultural, que teve os membros da mesa diretora e os 24 conselheiros empossados na última terça-feira, 6.

“Em cada segmento há um representante eleito pela sociedade civil e outro indicado pelo Governo, mantendo rigorosamente a paridade. Isso é para que o Conselho cumpra o seu papel de articular a política cultural do Amapá. Nós precisamos ter uma política cultural forte, abrangente, inclusiva, diversa, e que alcance toda a sociedade”, destacou o governador do Amapá, que na ocasião lembrou que a primeira profissão dele foi como produtor cultural.

A cerimônia de posse efetivou representantes de 12 segmentos culturais, inclusive a cadeira do segmento Cultura Gospel, inédita no país. O evento foi marcado com apresentações culturais de grupos de dança e da cultura gospel, declamação de poesias, além de feiras de artesanato, exposição de pinturas em quadros e exibição de produções audiovisuais.

No encontro, o governador apresentou avanços de obras e medidas que vão beneficiar o fazer cultural no Amapá, a exemplo dos investimentos para efetivar o Fundo Estadual de Cultura, assim como a inovação nos instrumentos de aplicação de recursos. O Governo também lançou três editais de chamamento público para profissionais da cultura, entre eles a seleção de atrações para a 53ª Expofeira, que será realizada de 29 de agosto a 8 de setembro.

Conselho Estadual de Política Cultural

É um órgão colegiado de deliberação, normatização, orientação e fiscalização das atividades culturais do Estado do Amapá, e compõe a estrutura organizacional do Poder Executivo, sendo vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Fotos: Max Renê

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo