Prefeitura de Macapá divulga plano de prevenção ao suicídio
Voltado para o atendimento público, a iniciativa envolve diversas áreas da saúde mental e bem-estar social.
A Prefeitura de Macapá divulgou nesta sexta-feira, 10, o plano municipal de prevenção ao suicídio. A iniciativa foi construída pela Secretaria Municipal de Saúde e a cerimônia de divulgação contou com a presença do prefeito Dr. Antônio Furlan e do coordenador de Saúde Mental de Macapá, Jefferson dos Santos Melo. A data escolhida também marca o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio.
Este plano visa articular e integrar os serviços de saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, tudo em busca de melhorar o atendimento da comunidade e repensar a vida saudável e com bem-estar. Aperfeiçoamentos na rede de acolhimento aos cidadãos psicologicamente necessitados serão feitas.
Ainda na ocasião, foram apresentadas as etapas da campanha de atendimento psicológico na cidade e detalhes sobre o planejamento da prefeitura para além do mês de setembro. O prefeito Dr. Furlan relembrou as doze UBSs que hoje já contam com atendimento psicológico gratuito, sendo uma delas — a do bairro Marabaixo — de atendimento plantonista em tempo integral.
O plano de prevenção será dividido em eixos de atuação, com o primeiro voltado para o acesso ao conhecimento e formação continuada na abordagem psicológicos; o segundo para a notificação e computação de dados; o terceiro totalmente focado em saúde e em ações e serviços práticos de saúde mental, desde o aperfeiçoamento do atendimento público a campanhas dentro de escolas; e o quarto em esporte e lazer como forma de tratamento para a mente.
Sobre o futuro do atendimento psicológico no Amapá, além do plano apresentado e do Setembro Amarelo, o prefeito Dr. Furlan afirma: “vamos continuar com as atividades durante o ano inteiro”.