Saúde

Prefeitura de Pedra Branca firma parceria com órgãos de saúde indígena e Unicef para a melhoria da água consumida nas aldeias

A parceria com SESAI, DSEI/AMP, UNICEF e Instituto Peabiru vai possibilitar que o programa Vigiágua, da Prefeitura de Pedra Branca, chegue até as aldeias Waiãpi.

A Prefeitura de Pedra Branca do Amapari, por meio do Programa Vigiágua, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, foi convidada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Amapá e Norte do Pará (DSEI/AMP) para participar do projeto piloto de fortalecimento das ações de monitoramento da qualidade da água para consumo humano e da promoção de hábitos para a saúde em Áreas Indígenas do Amapá e Norte do Pará, com foco no povo indígena Waiãpi.

O projeto foi iniciado após a visita de técnicos do DSEI/AMP ao município de Pedra Branca do Amapari, onde puderam conhecer o trabalho de oferta de água potável para a população desenvolvido pela prefeitura por meio do programa “Gotas de Vida”. Além de manter pontos de distribuição de água gratuitamente, o programa prevê a realização periódica do controle de qualidade utilizando-se de análise em laboratório próprio, o único entre os municípios do interior do Amapá.

Para a implementação do projeto em Áreas Indígenas, que conta com a participação da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Instituto Peabiru, os técnicos do Vigiágua e do DSEI/AMP realizaram um levantamento nas aldeias localizadas dentro do município de Pedra Branca do Amapari para avaliar os próximos passos de execução do projeto.

Programa Vigiágua, foi convidado para participar do projeto piloto de fortalecimento das ações de monitoramento da qualidade da água.

Entre os eixos da parceria estão a capacitação de profissionais do DSEI/AMP, implantação do tratamento de água em sistemas e soluções alternativas coletivas de abastecimento, Gestão de Resíduos Sólidos (GRS), elaboração do Plano Distrital de Segurança da Água Indígena (PDSAI) e promoção de ações de educação em saúde relacionada a hábitos de saúde.

Para a o coordenador do Vigiágua, Carlos Otávio, esse é um passo importante para ampliar o trabalho que já vem sendo desenvolvido desde 2019. “Pedra Branca avançou significativamente no trabalho de garantir água de qualidade para a população. Hoje nós estamos com o projeto de distribuição de água nas escolas e toda a população tem acesso”.

Segundo a bióloga Raphaela França Teixeira, responsável pelo desenvolvimento do projeto piloto do DSEI/AMP, “a parceria com a Prefeitura de Pedra Branca do Amapari agregará valor técnico representativo para o aumento do acesso à água potável nas comunidades indígenas Waiãpi”.

Já a prefeita Beth Pelaes acredita que a parceria serve de exemplo para outras regiões. “É gratificante saber que nós trabalhamos nesse projeto lá atrás para que hoje ele fosse reconhecido e agregado a duas instituições tão importantes e que são essenciais para o desenvolvimento da saúde dos povos indígenas. A prefeitura está dando total apoio a essa causa e esperamos que seja uma parceria de muitos resultados”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo