Cidades

Prefeitura de Santana intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo em vias públicas

Todos já sabem que jogar lixo em via pública é proibido, mas não custa nada reforçar sobre o assunto. Constantemente a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano-SEMDUH, realiza campanhas educativas e ações.

No dia, 24, os fiscais de secretaria estiveram na Avenida Ubaldo Figueira em Santana, instalando a placa informativa: “Proibido Jogar lixo”. De acordo com a Lei municipal 809/2017, o descarte irregular de lixo é crime ambiental previsto por multa. Quem for flagrado jogando qualquer tipo de lixo em vias públicas ou órgãos públicos será notificado e autuado de acordo com a legislação.

Segundo o subsecretário da Semduh, João Carlos, o descarte irregular de lixo doméstico, entulho e demais resíduos jogados indevidamente nas vias públicas, ainda ocorre.

“Apesar de intensificar as ações e informar a população sobre os riscos do descarte irregular, continuamos a ter este cenário. Quando você joga lixo no chão, essa matéria vai direto para os bueiros da cidade, e nas primeiras chuvas, provavelmente teremos alagamentos. Outro problema é com a saúde pública, com o acúmulo do lixo, o local será perfeito para os animais peçonhentos, ratos e baratas. Além disso tem a questão do visual urbano. Por isso, deixe seu lixo em local apropriado. Você agindo assim teremos uma cidade mais desenvolvida”, afirmou João.

A multa para as pessoas que forem flagradas nesta situação pode variar de R$50 a 2 mil reais, de acordo com a gravidade da ação cometida pelo munícipe.

O secretário da SEMDUH, Helder de Lima, explica que o objetivo é inibir a prática irregular e extinguir as chamadas lixeiras viciadas no município.

“De janeiro até hoje, já colocamos 15 placas em diversos locais da cidade. Além do mais, temos um trabalho intenso de limpeza em conjunto com a Secretaria de Obras de Santana. Um dos principais desafios do Município é manter as áreas públicas livres do lixo doméstico, entulho e demais resíduos jogados indevidamente. O resultado disso tudo é termos vias mais limpas, deixando a cidade desenvolvida ambientalmente”, disse Helder de Lima.

Com o objetivo de intensificar as ações da limpeza urbana, a população pode ajudar denunciando os atos irregulares pelo telefone: (96) 991767015 ou se dirigir até a Coordenação de Meio Ambiente, que fica localizada na Avenida Salvador Diniz , 55, Centro de Santana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo