Profissionais da educação realizam manifestação pedindo rateio de dinheiro do Fundeb
Profissionais da educação estiveram reunidos nesta terça-feira, 13, na frente da Assembleia Legislativa do Amapá pedindo apoio dos parlamentares para pressionar o Governador a realizar o rateio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (Sinsepeap), o estado tem como realizar a divisão de recursos para cerca de 12 mil profissionais. “Estamos reivindicando o dinheiro do Fundeb para os trabalhadores da educação, de acordo com documentos que tivemos acesso o governo tem dinheiro para dividir entre os 12 mil trabalhadores da educação”, disse a presidente do sindicato, Kátia Cilene.
Em novembro de 2022 os deputados realizaram uma sessão ordinária dando início à discussão do pagamento do abono-Fundeb aos servidores públicos da educação estadual. Contudo, por ser ano eleitoral e já ultrapassado o prazo da concessão de reajuste, a política a ser adotada é de rateio das sobras.
Considerando o mês de outubro, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) possui em folha a receber possível rateio 9.366 efetivos, 2.434 contratados e 302 cargos, o que por divisão per capita representa um valor individual de até R$7,6 mil.
Nos próximos dias 14,15 e 16 de dezembro irá acontecer o congresso da categoria para debater os recursos e repasses do Fundeb, bem como demais assuntos da classe. Ainda de acordo com a presidente do Sinepeap os profissionais vão continuar pressionando parlamentares e governo para o pagamento do abono até o dia 23 de dezembro.
Fotos: Celiane Freitas