Amapá

Programa Conta de Luz Paga vai beneficiar 33 mil famílias de baixa renda no Amapá 

O Governo do Estado e a CEA Equatorial assinaram nesta quinta-feira, 26, o termo de Convênio do Programa “Conta de Luz Paga”, que faz parte do Programa Luz para Viver Melhor, criado pelo governador Waldez Góes.

O novo programa vai garantir o pagamento da conta integral de consumo de energia de até 150kw/mês para 33 mil famílias de baixa renda no Amapá

Góes frisou que esse é o braço social do Estado no processo de concessão do setor de distribuição de energia, proporcionando segurança energética sem deixar as famílias de baixa renda desamparadas.

“Esse é um compromisso nosso de fortalecimento previsto no plano da Nova Economia, de gerar novas oportunidades, emprego e renda, mas também de proteger a famílias que estejam ainda em situação de vulnerabilidade social nesse período de pós-pandemia”, detalhou o governador.

O diretor-presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas, enfatizou que a parceria garante às famílias o mínimo de dignidade. Ele explicou, ainda, que os contemplados devem monitorar o seu consumo para permanecer dentro da faixa de consumo do programa.

“O programa incentiva o consumo consciente de energia e é perfeitamente possível se adequar, basta acompanhar e monitorar o consumo no medidor de energia”, disse.

Critérios

O benefício é concedido para unidade residencial cadastrada na Tarifa Social Baixa Renda e que consome até 150kw/mês.

O convênio atuará no custeio da parcela não contemplada pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

É necessário que as famílias estejam inscritas no CadÚnico e cadastradas no Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) da CEA Equatorial.

Uma família de tarifa social com consumo de até 150kw pode usar, em média, os seguintes eletrodomésticos: 1 geladeira, 3 ventiladores, lâmpadas e 1 aparelho de televisão.

Investimento

O valor total previsto para 2022 pelo Governo do Estado é de, aproximadamente, R$ 15,7 milhões, de maio a dezembro 2022, e busca apoiar as famílias neste momento de retomada econômica responsável, fortalecendo as demais estratégias e políticas da Nova Economia do Estado do Amapá.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo