Educação

Projeto “Roda de Conversa nas Escolas” fala sobre autismo com pais e professores da Escola Wilson Malcher

Coordenadorias de Juventude, Mulheres, Diversidade, Pessoa com Deficiência e Idosos participaram do encontro.

Pais, funcionários e professores participaram de uma roda de conversa descontraída, mas muito pertinente, na Escola Wilson Malcher, Zona Sul da capital. A ação realizada pela Prefeitura de Macapá lançou mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos voltada ao diálogo, busca por políticas públicas e cidadania. O primeiro encontro abordou sobre a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Foram pontuados assuntos como: fortalecimento das relações entre escola, aluno e família; a importância de ambientes afetivos; como gerenciar os conflitos existentes; como direcionar e solucionar as demandas. Simultaneamente, as psicólogas do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) realizaram atividades lúdicas a alunos na sala. Ao sairem da aula, as crianças que participaram da roda de conversa com os pais receberam presentes.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo, destacou que o projeto “Roda de Conversa nas Escolas” nasce da necessidade de criação de políticas públicas voltadas diretamente à comunidade escolar; e que a temática sobre o autismo foi fundamental na escola em que estudam mais de 40 crianças com TEA.

“A nossa gestão está traçando mecanismos de diálogo político e social, visando um campo dialético, democrático e construtivo. O nosso objetivo é de trabalhar temas, assuntos da sociedade a partir de demandas da escola, sempre com um olhar a reflexões dos direitos humanos e cidadania”, explicou.

Alaci da Costa dos Santos, de 47 anos, é pai de Walison dos Santos, de 7 anos, e de mais 3 filhos. O pai contou que sentia muita dificuldade para encontrar alguém para cuidar do seu filho autista nas horas em que saia para trabalhar como autônomo. A única solução foi deixar a criança com seu filho de 18 anos.

Entretanto, Alaci ressaltou a importância do ambiente acolhedor que Walison encontrou na escola municipal Wilson Malcher, e disse que é a primeira vez que ele participa de ações de diálogo.

“Eu tinha muita dificuldade para encontrar um local seguro e acolhedor para meu filho. Ele sofria muito. Nas escolas privadas eu não tinha condições, mas hoje eu vejo a alegria nos gestos dele ao chegar o horário da aula. Hoje meu filho está feliz”, agradeceu.

Outros pais também agradeceram a todos que promoveram o momento de conversa, de escuta dos anseios e reivindicação. Na ocasião, o programa TEAtendemos e a Caminhada no Mercado Central do dia 29, foram divulgados como ferramentas de direitos, deveres e exercício da inclusão social como espaço de voz e de informação.

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