Cultura

Sambistas amapaenses recebem homenagens no Quintal do menestrel Francisco Lino

Nesta quarta-feira, 1º, véspera do Dia do Samba, o menestrel Francisco Lino abriu seu quintal, no bairro do Laguinho, para receber os grandes nomes do samba amapaense numa solenidade de entrega de honrarias e votos de louvor e congratulações aos sambistas de Macapá.

O evento marca a celebração do Dia Nacional e estadual do samba

O evento marca a celebração do Dia Nacional e estadual do samba, celebrado no dia 02 de dezembro, e marcará também a apresentação do “Dia Municipal do Samba Illan do Laguinho” , projeto de lei de autoria do vereador Claudiomar Rosa.

Foram homenageadas Escolas de Samba, personalidades do samba, velha guarda, artistas, grupos de samba e pagode, além das homenagens póstumas e para jornalistas.

“Fico honrado e agradeço a todos que colaboraram para realizar esse evento. As pessoas que estão aqui estão ligados ao samba, as pessoas devem se orgulhar daquilo que gostam. Eu gosto de samba, participo quando posso dos eventos, acho essa homenagem justa, principalmente para a comunidade do samba que faz parte da cultura de nosso estado”, declarou Mestre Lino.

“A comunidade do samba faz parte da cultura de nosso estado” declarou, Seu Lino

Os grupos de samba e pagode homenageados foram: Grupo Sambarte, Projeto Samba In Rio Amazonas, Projeto Virtude De Samba, Grupo Vou Vivendo, Grupo Gente Da Gente, Projeto Amigos Do Samba – Paulo Rodrigues (In Memória), Grupo Rota Samba, Grupo Triobomkisó, Grupo Tirando Onda, Kinzinho Ap e Banda, Grupo Os Moreiras, Pegada De Gorilas, Grupo Nosso Jeito, Nosso Skama, Catatau e Banda, Cleyde e Banda, Junhão Belém, Charlinho e Banda, Grupo Papo Reto, Grupo Tudo Nosso, Shory e Banda e Marquinhos Pago10.

As personalidades do samba homenageadas, foram: Francisco Lino Da Silva, Heraldo Almeida, Armistrong Souza, Pedro Ivo Gutto, Lizete Jardim, Auréliano Neck, Nonato Soledade, Tayson Tyassu, Cláudio Sena (Café), Cláudio Rogério, Sandro Macapá, Diego Armando, Adelson Preto, Danilo Madureira, Carlos Peru, Rei Sucuriju, Zeca Mazagão, Marcelinho Do Cavaco, Davi Silva, Paulinho Rota Samba, Noel Rosa, Benezinho Arco Iris, Bruno Mattos (Brunex), Manoel Sobral, Walber Damasnceno Duarte, Zeca Mazagão, Delegado Claudionor Soares, Agostinho Rodrigues,

Foram homenageadas Escolas de Samba, personalidades do samba entre outros

Os representantes das escolas de samba receberam as horarias: Escola De Samba Império Da Zona Norte – Patrick William, Escola de Samba Maracatu Da Favela – Luiz Mota Geleia, Escola de Samba Piratas Da Batucada- Marcelo Zona Sul, Escola de Samba Unidos Do Buritizal – Rogério Furtado, Escola de Samba Emissários da Cegonha – Marquinhos Inova, Escola de Samba Império Do Povo – Wesley Braga, Escola de Samba Piratas Estilizados – Mauricio Correa, Escola Embaixada de Samba Cidade De Macapá – Adriano Leitão, Escola de Samba Solidariedade – Jair Sampaio e Universidade de Samba Boêmios Do Laguinho – Danniela Ramos.

Evento aconteceu no quintal do Seu Lino, e contou com apresentações musicais

As personalidade com homenagem in memoria, foram: Ivo Cannuty, Leide Púrpura, Cila França – Tia Cila e Paulo Rodrigues.

O vereador Claudiomar Rosa, que é compositor de sambas vencedores de Carnaval, junto ao seu irmão Illan, salientou que só foi possível fazer esse evento graças a Seu Lino, que cedeu o espaço, seu nome e sua história para que acontecesse esse momento.

Vereador Claudiomar Rosa, autor do projeto de lei

“Esse local tem uma grande importância. Seu Lino e sua família que tanto contribuíram com a história do samba no Amapá, cederam o local. Recebemos o apoio da Secult, das escolas de samba e todos aqui do samba. Queremos celebrar a vida, a alegria que o samba nos proporciona, e queremos também honrar os grandes nomes que fazem parte disso e agradecer àqueles que se foram, mas deixaram suas colaborações em nossa histórias, que sempre guardaremos no coração”, destacou Claudiomar.

A esposa de Illan, Maria das Graças Reis, se diz orgulhosa com homenagem

A esposa de Illan, Maria das Graças Reis, ficou muito orgulhosa e contente com a homenagem. Ela destacou o grande amor que o marido tinha pelo samba, pela escola querida e por compor. “Ele deixou um grande legado musical para o samba e para a nossa cultura. Essa lei é um presente a família e uma valorização do seu trabalho, pois foram muitas composições e dedicação em sua vida”, ressaltou Maria das Graças.

O secretário do Estado de Cultura (Secult), Evandro Milhomem, prestigiou o evento e disse que a homenagem é muito importante para a valorização da comunidade do samba do Amapá, que tem reconhecimento nacional e internacional.

Secretário do Estado de Cultura (Secult), Evandro Milhomem, disse que homenagem valoriza a comunidade do samba

No Amapá, o Dia do Samba foi instituído pela Lei n. 1.426, 11 de dezembro de 2009, que declarada como data comemorativa no âmbito do Estado do Amapá o dia 02 de dezembro, como Dia Estadual do Samba Amapaense. A lei é de autoria do Dalto Martins, ex-deputado e já falecido. Já o projeto de lei de autoria do vereador Claudiomar Rosa “Dia Municipal do Samba Illan do Laguinho” foi aprovado na Câmara Municipal e aguarda sansão do prefeito Antônio Furlan.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo