Economia

Segundo e maior lote de restituição do IR será pago nesta quarta-feira, 30

O segundo e maior lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física da história, com mais de 4 milhões de contribuintes, será pago nesta quarta-feira, 30. De acordo com a Receita Federal, neste lote mais de R$ 6 bilhões serão restituídos.

Desde o dia 23 de junho está disponível a consulta na página da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal). Para saber se irá receber, o contribuinte deve clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A pesquisa também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS.

Além de verificar a restituição no site, é possível saber de eventuais pendências para o pagamento da restituição, como a inclusão na malha fina. Nesses casos, é possível realizar o envio de uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

Dos contribuintes que receberão nesta semana, mais da metade entregaram a declaração até o dia 21 de março. O restante tem prioridade legal, como idosos acima de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Apesar do adiamento do prazo da entrega da declaração, por conta da pandemia da Covid-19, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês, depositado na conta bancária informada na declaração.

Se, por algum motivo, o dinheiro não for depositado, como no caso de conta desativada, os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo