Saúde

Sesa orienta sobre a entrada de acompanhantes e objetos pessoais no HE

As restrições buscam, além de diminuir os riscos de contaminações, reduzir o fluxo de pessoas e de objetos dispensáveis dentro da unidade hospitalar.

Para reduzir possíveis contaminações cruzadas a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) implantou um novo fluxo do Hospital de Emergências Oswaldo Cruz, em Macapá. A partir de agora e permitido apenas um acompanhante por paciente, quando necessário, e a entrada somente de objetos de higiene pessoal. As restrições buscam, além de diminuir os riscos de contaminações, reduzir o fluxo de pessoas e de objetos dispensáveis dentro da unidade hospitalar. 

De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli, alguns pacientes insistem, por motivos de preocupação familiar, na permanência de mais de um acompanhante na parte interna do hospital. Isso acaba gerando uma lotação maior.

“A nossa orientação é de apenas um acompanhante, quando houver extrema necessidade. Estamos com o HE em obras e precisamos fazer essas restrições para dar maior comodidade e conforto aos técnicos e pacientes. Por isso, pedimos a colaboração de todos”, frisou.

Secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.

A principal preocupação é a contaminação cruzada que pode ocorrer de diversas maneiras, como através do contato com itens infectados e até por meio das mãos de técnicos, pacientes e especialmente acompanhantes que saem e entram da unidade.

O HE possui leitos e pacientes em estados mais graves que muitas vezes chegam ao hospital com feridas ou lesões expostas na pele. Por isso, por lá, há a possibilidade da entrada de bactérias e vírus.

“Pedimos a compreensão de todos. Que todos os pacientes e acompanhantes usem máscara, álcool em gel e cuidem das medidas sanitárias. Dentro de uma unidade hospitalar devemos ter cuidados redobrados por aqueles que buscam melhoras e os que estão lá para ajudar”, destacou a secretária.

Em caso de necessidade, pacientes terão direito a apenas um acompanhante.

Entrada de objetos no hospital

Todos os pacientes que recebem o diagnóstico clínico de internação no HE não necessitam de cadeiras, colchões ou ventiladores. A unidade está equipada com centrais de ar em todas as enfermarias.

A roupa pessoal é dispensável para o uso de batas hospitalares que são cedidas por uma empresa que já atende o HE. A única orientação é para a entrada de itens de higiene pessoal, tais como: sabonete, escova e creme dental, shampoo e condicionador, entre outros.

Pacientes acamados, com sobrepeso ou que utilizam cadeiras de rodas necessitam de apenas um acompanhante. Para esses casos, a recomendação é que o acompanhante entre com o mínimo de roupas e utensílios pessoais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo