Startup amapaense de cosméticos 95% naturais é top 24 no programa de suporte Sebrae Like a Boss
O Sebrae Like a Boss é um programa de suporte a startups, que atuou nos últimos 4 anos com aproximadamente 4 mil startups em todos os estados e no Distrito Federal, realizando diversas ações de qualificação gerencial e aproximação com investidores. O programa foca em capacitações e também na realização de desafios, apoiando eventos de parceiros estratégicos para o ecossistema de inovação, promovendo visibilidade e oportunidades de negócios internacionais.
Criada em 2019, sob o nome de Botica Vida Cosméticos, a ideia de montar a empresa partiu de uma vontade particular da CEO, Mayara Pinheiro, que é farmacêutica, professora da Universidade Federal do Amapá, pesquisadora e cientista na área de produtos naturais que sempre fez uso de produtos desta categoria para seu tratamento pessoal de autocuidado. Um laboratório doméstico foi montado em sua própria casa, estruturado porque Mayara estava no final do seu pós-doutorado e tinha disponibilidade para agregar tempo e mão-de-obra ao projeto.
Ao manipular cosméticos 95% naturais, agregando insumos da Amazônia e de outros biomas do Brasil, à base de óleo ou água e embalagens biodegradáveis, com uma produção artesanal que vai desde a formulação, o rotulamento e o envazamento, os produtos começaram a ser comercializados entre amigos próximos e conhecidos, que passaram a indicar os produtos para outras pessoas, dando uma proporção maior para a empresa. Esse ciclo acabou gerando um relacionamento que agregava muita qualidade de vida para essas pessoas. “Retorno de um bem-estar, de um autocuidado, de uma beleza verdadeira. Uma beleza sem padrões de estereótipo, mas a beleza real de cada mulher e homens também que a gente começa a atender.”, explicou a CEO.
Em menos de 9 meses, a empresa conseguiu retorno de 150% do capital investido, fazendo vendas para todo o Brasil e até internacionalmente através do e-commerce. Em 2021, Mayara tomou conhecimento do edital do Inova Amazônia, que é um projeto de aceleração de startups. Após classificados, passaram a ser mentorados pelo Sebrae Amapá e Ventiur Aceleradora, recebendo capacitações para estruturar todo o modelo de negócio, plano da empresa e até rebranding, ou seja, uma reestruturação de marca.
Assim, a Botica Vida Cosméticos passou a se chamar Acmella Beauty. O nome remete a planta que Mayara mais pesquisa em sua vida acadêmica, o jambu, cujo nome científico é acmella oleracea. Considerado seu carro chefe e promotor de muitos produtos, a empresa espera lançar uma linha muito específica até o final do ano.
O Sebrae Like a Boss é uma outra etapa dentro desse processo. Todo ano o Sebrae nacional abre esse edital que possibilita que as startups que participaram dos Inovas ou não se submetam a esse processo e sejam avaliadas. O objetivo é colocar as empresas diante de investidores e rodadas de negócios, mas também internacionalizar a marca e o produto
O processo de classificação para o top 24 foi feito através da avaliação de um pitch (apresentação do negócio de uma forma direta e que seja atrativa para investidores) de 3 minutos e que foi gravado por Salgado Júnior no espaço cedido pela Tamareira Café, com votação pelo público e jurados do Sebrae, que teria maior peso. Única startup selecionada da Região Norte, a Acmella Beauty concorria com a DruGet, Engenho Café de Açaí e CinaDoc.
Nos dias 4 e 5 de agosto, acontece o Startup Summit Florianópolis, em Santa Catarina. Maior evento da América Latina de promoção de startups, é uma vitrine para o mundo. Dessa vez, o pitch terá que ser apresentado em inglês por conta dos investidores estrangeiros. Se ficarem entre os três primeiros colocados, serão classificados para uma etapa internacional, que acontece em Haia, na Holanda.
Mayara pontua a importância de programas como esses. “São essenciais, fundamentais. Não só pelo investimento, mas de fato, o conhecimento. O nível dos mentores que nós estamos tendo é excelente. Toda a assessoria do Sebrae e da Ventiur, é uma nova dinâmica, a gente agrega muito um conhecimento verdadeiro.”, finalizou.
A Acmella Beauty é uma empresa de biotecnologia de pesquisa na área de cosméticos naturais que agrega tanto a busca de novos insumos para formulação quanto formula cosméticos naturais e presta consultoria para quem quer ter sua marca nessa linha. Também busca ajudar a certificar a validação de matérias primas da região para os produtores. Há também um centro de vivência natural, onde se oferece uma “experiência Acmella”. Ao fazer os registros dos produtos, certificando-os, abrindo lojas físicas e lançando um site, a empresa espera passar de B2C, que é a venda comércio-empresa-consumidor para B2B, escalonando a produção e tendo seus produtos oferecidos em prateleiras de outros lojistas, como farmácias, centros de estética, spas.
A equipe é composta pela CEO, Mayara Pinheiro, que desenvolve as fórmulas e patenteia; o CFO, Everton Gomes, que cuida da parte financeira e de investimentos; e a CCO, Emanuelle Tavares, da comunicação e marketing.