Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 11, o superintendente de vigilância em saúde, Dorinaldo Malafaia, afirmou que o Amapá está em estado de colapso sanitário por conta do aumento e agravamento dos casos de Covid-19.
“Com os leitos clínicos com a média de ocupação de 90% nós podemos caracterizar e informar a população que de fato nós entramos em uma situação de colapso sanitário no sistema de saúde do Amapá” declarou Malafaia.
O desrespeito as normas sanitárias de prevenção aliada a nova variante que circula no estado desde janeiro seriam os responsáveis pela explosão de casos. “A complexidade assistencial que um paciente de UTI representa é muito grande. Se um paciente infartado, que sofreu AVC já é grave, o paciente do covid-19 chega a ser mais grave ainda”, comentou o secretário de saúde, Juan Mendes.
O centro Covid HU o maior e principal local para o tratamento de casos graves possui 258 leitos, desses 92 de UTI, com 100% de ocupação. “Entramos nesse processo e precisamos imediatamente do engajamento populacional, de uma força tarefa de todos os poderes, para fazer o enfrentamento e a garantia de todas as medidas que foram apresentadas no decreto”, finalizou Dorinaldo.
O decreto em vigor aumentou as medidas restritivas em todo o estado, com toque de recolher às 21h, lei seca todos os dias, e suspensão de atividades não essenciais aos fins de semana.
É muito preocupante, provavelmente o pior momento da pandemia. Ótima matéria.