Amapá

Técnicas inovadoras no arranjo da suinocultura serão apresentadas durante a 52ª Expofeira do Amapá

A contemplação de um ambiente rural com demonstrações de técnicas modernas para quem trabalha no campo e quer dinamizar sua produção, será um dos atrativos dentro da 52ª Expofeira do Amapá, que acontece de 29 de setembro a 8 de outubro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Um dos arranjos que estará em exposição, com métodos de instalações inovadoras, será a suinocultura, que também irá disponibilizar cursos de manipulação de ração para redução de custos ao produtor. As atividades serão coordenadas pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).

De acordo com zootecnista do Rurap, Eduardo Heinzen, todas as técnicas modernas apresentadas durante a feira já são implementadas aos produtores no campo e vem proporcionando bons resultados, como a utilização de rejeitos como adubo.

“Em várias comunidades já conseguimos introduzir as técnicas na suinocultura com camas sobrepostas em moinha, espaço especifico para engorda dos animais, fabricação da ração na propriedade e métodos para usar os rejeitos como adubo no plantio de arranjos agrícolas. Nos locais onde trabalham com essas ações a produção vem aumentando e o rendimento é excelente”, destacou, Heinzen.

O Governo do Amapá vem implementando nas mesmas normas de criação com os produtores atendidos pelo Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI) e pelo crédito rural, com financiamentos reembolsáveis no setor de criação de suínos.

Aos produtores e visitantes, está sendo montada no Parque de Exposições da Fazendinha, uma granja com seis baias, dentro da Unidade Demonstrativa de Produção Rural, que apresentará 15 alternativas voltadas para diversificar produções agrícolas e criações de animais, ainda que em uma pequena área.

Os animais que estarão na Expofeira são provenientes da comunidade de Mel da Pedreira, zona rural de Macapá, onde já existe o PPI da suinocultura e produtores que acessaram o fomento de crédito rural.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo