Transição de governo: Implementação de políticas sócio assistenciais estão entre as metas do novo governo
Atualmente o governo possui 8 programas que são o carro chefe da assistência social no Amapá.
O Grupo de Trabalho da assistência social e cidadania apresentou o relatório preliminar dos trabalhos realizados durante a transição de governos. O eixo compreende a secretaria de inclusão e mobilização social, as secretarias extraordinárias de políticas para mulheres e juventude.
Atualmente o governo possui 8 programas que são o carro chefe da assistência social no Amapá. Estão entre eles o Programa Amapá Jovem que atende 19.994 beneficiários. Programa Renda Para Viver Melhor que tem cadastrados 9.526 famílias e o Programa Conta de Luz Paga que beneficiou 21.517 famílias.
Para o coordenador do Grupo de Trabalho da Assistência Social, Max Yatako, é importante garantir as políticas de transferência de renda e ampliar os programas já existentes. E conforme foi afirmado pelo governador eleito durante a campanha, implementar programas sócio assistenciais, como é o caso do Vale Gás.
“Ampliar programas de transferência de renda, implementar os programas sócio assistenciais, em especial o vale gás, a fim de garantir dignidade aos beneficiários e aplacar a fome no estado. Medidas anunciadas pelo governador eleito, Clécio Luís ainda durante a campanha eleitoral”. Afirmou Max Yatako, coordenador do GT de Assistência Social da transição.
O novo governo tem entre suas metas prioritárias de assistência e cidadania: Ampliar o Programa Renda Para Viver Melhor; Implantar o Programa Vale Gás; Garantir a segurança alimentar e nutricional de famílias em vulnerabilidade social;
também serão prioridade garantir a realização de Termo de Fomento com entidades ligadas às organizações da sociedade civil, por meio do Marco Regulatório das OSC; Finalizar o estudo da implementação do PCCR da Assistência Social e Implementar a Secretaria de Estado da Assistência Social;