Trilhas ecológicas acessíveis a cadeirantes são mapeadas em Pedra Branca do Amapari
A Coordenadoria Municipal de Turismo de Pedra Branca do Amapari, em parceria com a Associação de Guarda-Parques do Estado do Amapá, deu início ao projeto piloto Trilha Ecológica Sem Barreiras, que possibilita a pessoas cadeirantes participarem de trilhas ao ar livre e desfrutar das belezas naturais do município.
Antes de seguir para a aventura ecológica, que aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro, o presidente da Associação de Guarda-Parques do Amapá, Airton Ferreira foi recebido pelo vice-prefeito Marcelo Pantoja. No encontro, foi discutido sobre investimentos no segmento do turismo acessível.
Em seguida, os participantes se dirigiram até a trilha, nas corredeiras do Duquinha e Fumaça, onde foi utilizada uma Juliett (cadeira de rodas especial e adaptada), levada por voluntários e funcionários da prefeitura.
O turismo ecológico é uma prioridade da Prefeitura Municipal de desenvolvimento econômico e social da região. E o roteiro acessível é o primeiro adaptado a cadeirantes do município e faz parte de uma trilha bem conservada de pouco mais de 1 km de esforço físico leve, que permite o contato com a natureza, apreciação de belas paisagens e boas oportunidades de fotos.
A coordenadora municipal de Turismo, Alcemira Miranda, ressaltou as oportunidades que o município tem em seu potencial natural. “Pedra Branca tem grandes possibilidades para o Turismo, temos em nosso território áreas verdes e protegidas, que podem ser mais inclusivas, mais sustentáveis, mais colaborativas e mais solidárias”, afirmou.