UEI aborda Dezembro Laranja: Campanha alerta sobre os riscos do câncer de pele
Com o intuito de conscientizar e prevenir sobre o câncer de pele, a Unidade Estadual de Internação orientou pacientes, acompanhantes e profissionais sobre a doença.
Com mais de 175 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil e o mais comum entre os seres humanos. Estima-se que um entre cada quatro casos de câncer diagnosticados se originam na pele ou nas mucosas. A equipe abordou sobre sintomas, tratamento e prevenção.
Além disso, foram distribuídos panfletos com detalhes da doença e laços laranja, um dos símbolos desta campanha. Os profissionais destacaram a importância do diagnóstico precoce como importante aliado na cura. “É de suma importância passar por avaliações com o médico dermatologista, por meio de exames clínicos”, afirmaram.
O Dezembro Laranja foi criado em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Em 2023, a campanha busca conscientizar mais pessoas sobre o câncer de pele e sobre a importância de procurar um dermatologista para entender a combinação ideal de medidas de proteção para sua pele.