Upa Zona Sul orienta pacientes e colaboradores sobre o combate a dengue
A Comissão de Humanização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul de Macapá realizou uma abordagem educativa sobre a dengue para pacientes, acompanhantes e colaboradores. O objetivo foi fazer um alerta a respeito dos cuidados a serem tomados, destacando a conscientização coletiva como uma importante aliada no combate ao aedes aegypti.
A equipe de humanização da unidade tirou dúvidas dos participantes e abordou os perigos da automedicação, as diferenças da dengue comum e a dengue hemorrágica e a importância do diagnóstico precoce para uma recuperação mais rápida.
Segundo o Ministério da Saúde, a dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas.
Presente em mais de 125 países, a dengue já chegou a ser erradicada no Brasil em 1967, porém, hoje é uma doença comum. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. A dengue hemorrágica é um quadro grave da doença e precisa de atenção médica imediata.