UEI adere ao Janeiro Branco com blitz educativa sobre o tema
A equipe de psicologia da Unidade Estadual de Internação realizou uma blitz educativa com os colaboradores sobre o Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a saúde mental.
Os postos de trabalho foram visitados e participaram de um momento de conscientização sobre os mitos e verdades que envolvem o tema. Alguns estigmas e preconceitos ainda são muito presentes na realidade de quem enfrenta problemas em relação à saúde mental.
A equipe de psicologia da unidade explicou que é preciso compreender que as disfunções orgânicas podem acontecer por diversos motivos e, por isso, as desordens mentais e físicas podem surgir. “Os problemas mentais como o transtorno bipolar, tendências depressivas e picos de ansiedade se expressam como um reflexo de fatores internos e externos”, disse.
Os profissionais ressaltaram que é preciso ter cuidado com ideias falaciosas e que colocam em xeque o trabalho de profissionais capacitados e dedicados à recuperação da saúde mental. “É de suma importância recorrer a um profissional da área quando precisar de suporte psicológico”, frisaram.
A campanha Janeiro Branco foi criada em 2014 pelo Psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, em um momento no qual o Brasil apresentava altos índices de transtornos de ansiedade entre a população.