Saúde

UEI alerta sobre prevenção de quedas

A Comissão do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (CNQSP) da Unidade Estadual de Internação (UEI) promoveu uma atividade educativa com os profissionais sobre prevenção de quedas. A coordenadora de Qualidade da UEI, Ingrid Gibson, explica que o objetivo foi trabalhar com os colaboradores da equipe multi-assistencial algumas ações que podem ser tomadas para a prevenção de quedas.

“Abordamos as oito práticas seguras para prevenir quedas. São elas: realizar avaliação de queda para todos os pacientes na admissão e durante a internação, com escalas adequadas; identificar o leito ou o próprio paciente com risco de queda; manter o ambiente seguro para o paciente; supervisão da medicação utilizada, especialmente aquelas que promovam alteração da mobilidade; manter o conforto e a segurança do paciente; orientar o responsável ou paciente a levantar do leito progressivamente; avaliar o risco psicológico, sempre que necessário e orientar paciente, familiares e acompanhantes para a prevenção de quedas”, disse.

De acordo com Ingrid Gibson, a além da importância da aplicação das escalas preditivas adequadas para avaliação do risco de queda nos pacientes, na unidade são utilizadas duas, a de Morse para pacientes adultos e a de Humpty Dumpty para pacientes pediátricos.

“As escalas são importantes para detectar os pacientes com maior risco de quedas e assim poder trabalhar de forma mais adequada e sistematizada para prevenir quedas de acordo com o grau do risco de cada paciente”, afirmou. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo