UEI capacita profissionais sobre higienização
A Comissão de Controle de Infeções Hospitalares da Unidade Estadual de Internação de Macapá (UEI), promoveu nessa segunda-feira, 20, mais uma rodada de atividades junto a profissionais da assistência sobre higienização das mãos antes e após atendimento aos pacientes. A coordenadora da CCIH, da unidade, enfermeira Andréia Oliveira, liderou a ação junto das equipes para conferir o aprimoramento.
“Temos como meta uma excelência no atendimento e atenção total com fatores de risco para pacientes, colaboradores e acompanhantes. Isso requer aprimoramento constante e preparo dos profissionais para não passar nenhum detalhe que possa ser evitado”, explica a enfermeira.
Os colaboradores recebem treinamento contínuo sobre as técnicas de higienização de mãos, superfícies e equipamentos manipulados para serem aplicados nos atendimentos. Os coordenadores multiprofissionais alertam constantemente os técnicos sobre as medidas de profilaxia de infecção hospitalares e corrigem eventuais falhas.
O diretor técnico da UEI, médico Leonardo Martins, frisa que a meta das equipes é implantar um conceito de excelência na unidade para ser modelo para os centros de saúde do Amapá. “Temos em nossos quadros excelentes profissionais que se preocupam com a entrega do melhor serviço que possa ser prestado para a população de Macapá. Tudo o que é possível fazer para prestarmos um serviço de excelência está sendo pensado e desenvolvido”, assevera.
Uma das medidas mais difundidas entre os profissionais da assistência é a “segurança do paciente”, que implica em garantir protocolos de riscos mínimos. Andréia Oliveira lembra que ter sido provado ser a segurança do paciente um dos mais importantes focos na assistência à saúde. “Isso garante efeitos terapêuticos mais efetivos, melhor resposta aos tratamentos e isso se reflete também em melhor condições de trabalho para os profissionais”, finaliza.