Cidadania

UEI celebra Dia dos Povos Indígenas

A Unidade Estadual de Internação de Macapá (UEI) celebrou nesta quarta-feira, 19 de abril, o Dia dos Povos Índigenas com o paciente Inaka Apalai Waiana, da etnia Waiana Apalai. O paciente foi trazido para Macapá de sua aldeia, que fica no Parque Nacional Indígena do Tumucumaque, para tratamento de dengue.

A equipe multiprofissional foi ao leito do paciente com balões e uma placas e abordou sobre a importância da data. “O paciente não estava interagindo muito com a equipe, mas com a homenagem conseguimos tirar um sorriso dele e aumentar o vínculo entre paciente e equipe”. O pai de Inaka, que também estava presente, agradeceu a iniciativa, explicou a assistente social Juliana Pimentel.

O técnico de enfermagem João Batista Barbosa, da Coordenação Estadual de Saúde Indígena (Coesi) agradeceu às equipes de enfermagem e multiprofissionais pelo cuidado e tratamento com o indígena. “É um indivíduo que precisa de cuidados específicos, e esse cuidado foi alcançado com sucesso. O nosso paciente Inaka Apalai Waiana está se recuperando bem e isso se deve à assistência”, afirmou.
Inaka Waiana fala pouco a língua portuguesa e para se comunicar com as equipes precisa de intérprete que traduza para sua língua as recomendações da equipe médica e multiprofissional. A diretora geral da UEI, Mara Helena Jardim, comenta que há uma parceria importante entre a unidade de saúde e os serviços de apoio às etnias indígenas para essa interação.
“Já se tornou comum recebermos pacientes oriundos das comunidades indígenas que falam pouco o português e isso é suprido com o auxílio desses intérpretes, que já atuam de maneira muito proveitosa com nossas equipes. Isso faz parte do esforço para prestarmos um serviço de saúde de excelência e altamente humanizado”, frisa.

A Data

O Dia dos Povos Indígenas é comemorado no Brasil no dia 19 de Abril. A data tem o propósito de celebrar a diversidade das histórias e das culturas dos povos indígenas brasileiros, combater preconceitos e estabelecer políticas que garantam os direitos dos povos originários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo